O que é EBITDA?

O EBITDA significa Earnings Before Interest Taxes Depreciation and Amortization, que em português é conhecido e traduzido como LAJIDA (Lucro Antes dos Juros, Impostos Depreciação e Amortização).

Assim como o Lucro Operacional/EBIT, o EBITDA é uma métrica financeira de rentabilidade de um negócio que é comumente utilizada para medir a eficiência dos resultados entregues pela operação de uma empresa, já que o mesmo não considera juros e impostos em sua fórmula.

Apesar de ser similar ao EBIT, entretanto, essa métrica é um pouco mais conservadora, já que  não considera despesas não caixa representadas pela depreciação e a amortização.

Geralmente o EBITDA não é expressamente encontrado no DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) das empresas, sendo então necessário calculá-lo, o que pode ser facilmente feito com as fórmula abaixo:

EBITDA = Lucro Operacional/EBIT – Depreciação – Amortização

ou

EBITDA = Lucro Liquido + Impostos + Juros + Depreciação + Amortização

 

EBITDA - Formula

Entendendo o EBITDA

Esta é uma métrica muito útil para avaliar a performance operacional da empresa já que ela é neutra em relação as estruturas de capital e não incluí os impostos e despesas, tornando assim possível uma melhor comparação entre empresas diferentes. Por exemplo:

Juros: depende da estrutura de capital das empresas. Ele vem do dinheiro emprestado a ela por terceiros a fim de financiar as suas operações.

Diferentes empresas possuem diferentes estruturas de capital, resultando em despesas com juros diferentes.

Por isso, é mais fácil comparar a performance relativa de empresas adicionando de volta os juros e ignorando o impacto da estrutura de capital da empresa.

Impostos: são cobrados em função das regras estabelecidas pelo governo. Estes não fazem parte da avaliação da performance de um time de gestão, por isso, muitos analistas adicionam esse valor de volta ao analisar a eficiência operacional.

Depreciação e Amortização: depende do investimento histórico que uma empresa realizou e não na atual performance operacional da empresa.

  • Depreciação: ocorre quando empresas investem em ativos imobilizados (como prédios ou carros) que perdem valor e se desvalorizam ao longo do tempo. A depreciação é a despesa que ocorre baseada na deterioração dos ativos fixos tangíveis de uma organização.
  • Amortização: ocorre de maneira similar a depreciação, porém com ativos intangíveis. Ativos intangíveis, como patentes, são amortizados porque normalmente os mesmos possuem uma vida útil limitada até a sua expiração.

Como avaliar o EBITDA

Para avaliar se o EBITDA de determinada empresa foi satisfatório ou não a margem EBITDA pode ser utilizada.

A margem EBITDA pode ser calculada com a formula abaixo:

Margem EBITDA = EBITDA/Receitas

Esta formula da uma indicação do quanto de fluxo de caixa operacional está sendo gerado relativo as receitas totais desta empresa.

Ao se comparar esta métrica com empresas similares do mesmo setor será possível verificar se o resultado foi satisfatório ou não.

 

Categorias: Ações

Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.