O que é o efeito manada

O efeito manada se refere a um fenômeno onde as pessoas que participam de um grupo seguem as ações (racionais ou irracionais) dos outros sob a premissa de que o consenso da multidão é a visão correta.

O motivo por trás deste fenômeno possui a prerrogativa de que será improvável que todas as pessoas de um grupo muito grande possam estar erradas. Afinal de contas, como que tantas pessoas poderiam se enganar ao mesmo tempo?

Ao cair nesta armadilha, mesmo você estando convencido de que uma determinada ideia ou curso de ação esteja incorreto ou seja irracional, você ainda pode acabar seguindo a manada, pensando que eles sabem algo que você não. Isto é especialmente prevalente em situações onde o indivíduo possui pouca experiência.

Com isso em mente, eu preparei este artigo onde irei mostrar como este efeito é visto nos investimentos e abordarei tudo o que você precisa saber para evitá-lo!

Os tópicos abordados serão:

  • Efeito manada na bolsa de valores
  • Como este efeito pode causar prejuízo para o investidor
  • Como evitar o efeito manada
  • Usando o efeito manada a seu favor

Boa leitura!

Efeito Manada - Capa

Efeito manada na bolsa de valores

Um dos eventos financeiros mais infames da história recente foi o estouro da bolha do mercado imobiliário nos Estados Unidos. Nesta época, devido a uma sucessão de fatores os preços dos imóveis e dos títulos imobiliários foram do céu ao inferno e acabaram abalando as estruturas do capitalismo.

Mesmo quem não está por dentro do mundo financeiro, conhece ou já ouviu falar desta bolha.

Porém, em realidade esta não foi a primeira vez em que eventos como este aconteceram no mercado:

Grandes bolhas da história

Nós, como pessoas racionais, podemos nos perguntar: como algo tão catastrófico consegue acontecer de novo e de novo repetidamente?

A resposta para esta pergunta pode ser encontrada no que muitos acreditam estar enraizado nos atributos humanos: o comportamento em manada.

Ao longo da história, ao invés de pensar por conta própria, montando e seguindo uma sólida estratégia de investimentos, muitos investidores se deixaram levar por uma forte tentação de se juntar a manada, sendo conduzidos pela emoção.

O resultado disso, é que os investidores, muitas vezes eufóricos, acabam trazendo um crescimento no mercado não condizente com a realidade, resultando em posteriores bolhas.

O que leva os investidores a esta euforia?! Você pode se perguntar. De forma simplificada, o medo de realizar erros ou de perder oportunidades.

Você provavelmente sabe a partir da própria experiência que esta pode ser uma força poderosa, certo?

Ao ver centenas, senão milhares de pessoas entrando em um investimento e fazendo muito dinheiro de forma rápida, não importa quem você seja, a sua atenção será atraída.

Além disso, se todo mundo está comprando um ativo e fazendo dinheiro com isso, se você não investir, provavelmente estará cometendo um erro. É muito difícil chegar a conclusão de que um grupo muito grande com um pensamento similar estaria possivelmente enganado sobre um assunto, e isso é o que traz as bolhas financeiras para o mercado.

Em muitos casos, o grupo pode até mesmo te incitar a comprar o ativo, o que irá trazer em jogo mais um fator para o efeito manada, a pressão social.

Efeito manada - Compra!

Este fator é desencadeado devido ao fato de que as pessoas possuem um desejo natural de serem aceitas pelo grupo, com medo de serem exiladas ou excluídas. Desta forma, seguir o grupo é uma forma ideal de se tornar um membro sem atrair grandes problemas.

Como este efeito pode causar prejuízos para o investidor

Com a chegada da era digital que vivemos atualmente, a informação está por toda parte.

Para um investidor iniciante, ou pra qualquer um que gosta de aprender, isto é muito conveniente. Afinal de contas, a informação está nas palmas de suas mãos.

Por outro lado, se você é um investidor, é necessário possuir cuidado.

Ao acompanhar pessoas que você admira no Youtube ou no Instagram, é preciso entender que você não deve tomar as mesmas decisões que eles somente porque estão dizendo.

Seguir o comportamento de pessoas com reputação sem possuir uma estratégia de investimentos estabelecida irá causar resultados devastadores…

Isto acontece porque o efeito em manada é um catalisador de bolhas especulativas no mercado financeiro.

Na Bolsa de Valores, os preços são definidos através da oferta e da demanda, certo?

Com isso, quando muita gente busca por um ativo, o seu preço tenderá a subir.

Ao mesmo tempo, quando muitas pessoas tendem a querer se desfazer de algo ao mesmo tempo, os preços tenderão a despencar.

E é justamente isso que o efeito em manada faz. Ele primeiro leva as pessoas para estados eufóricos de compra, o que leva os preços a subirem e ajuda a atrair mais pessoas.

Quando os preços chegam a um nível muito alto sem fundamentos por trás, a liquidez dos ativos será reduzida, e é então que movimento contrário irá iniciar.

A partir deste momento, os investidores entrarão em pânico e venderão os seus ativos todos ao mesmo tempo, o que marcará o estouro da bolha.

Efeito Manada na Bolsa de Valores

É devido a justamente isso que a Bolsa de Valores possui o Circuit Breaker implementado.

Porque em situações de pânico, os investidores simplesmente decidem vender os seus ativos somente porque todas as outras pessoas estão vendendo.

O Circuit Breaker ajuda a frear o efeito em manada porque permite que os investidores parem e analisam os acontecimentos com calma, ao invés de apenas aderir à tendência de queda sem ao menos saber o que está acontecendo.

Como evitar o efeito manada

Na psicologia, uma característica comum do efeito manada é o de que as pessoas nem sequer sabem o porque de estarem fazendo algo. Na verdade, eles estão apenas estão seguindo a onda.

Se você perguntar a alguém: “porque está fazendo isso?’.

E a resposta for: “porque todo mundo está fazendo”. Pronto, você já sabe que o efeito está em jogo.

No mundo dos investimentos, algo similar irá acontecer.

Ao ver uma volatilidade muito alta no mercado ou ao ver uma ação com uma movimentação de preços muito brusca, é fácil ficar tentado a tomar uma ação em relação a isso, mesmo sem saber o que está acontecendo.

Em realidade, isto será verdade tanto para investidores iniciantes quanto para investidores mais experientes.

Portanto, a diferença entre quem cai e quem evita o efeito manada nos investimentos estará no controle das emoções.

Para possuir este controle, é preciso adquirir bastante conhecimento, traçar um plano e possuir um alto grau de independência de pensamento.

Abaixo, exploraremos cada um destes pontos:

Adquira bastante conhecimento

Este conselho pode parece óbvio, mas é impressionante o número de pessoas que eu vejo entrando no mercado sem ao menos entender os funcionamentos mais básicos da bolsa.

A verdade, é que é muito fácil fazer besteira quando não se sabe o que está fazendo. Devido a isso, adquirir o máximo possível de conhecimento sobre determinado assunto é essencial, especialmente quando se trata do seu dinheiro.

Se você pretende investir na Bolsa de Valores, entenda como a dinâmica do mercado funciona, quais são as características dos ativos que você investe, e especialmente, que tipos de eventos podem impactar em suas precificações.

Desta maneira, você estará se certificando que não irá se deixar levar por informações incorretas sendo espalhadas pela web e estará um passo a frente na jornada de dominar suas emoções.

Estabeleça um plano e se atenha a ele

Quando você deseja atingir um objetivo, a primeira coisa a se fazer é traçar um plano. Você irá analisar as alternativas, avaliar as possibilidades e desenhar um caminho com passos a serem seguidos.

No mundo dos investimentos, isso não é diferente.

Antes de investir, é necessário estabelecer o seu objetivo, conhecer o seu perfil de investidor, saber qual é o seu prazo de investimentos, e por fim, traçar o caminho a ser percorrido.

Com isso, você não será mais uma “folha ao vento” que se deixa levar por qualquer notícia.

Com um plano de longo prazo bem traçado, você saberá as características dos seus investimentos e também saberá exatamente quando comprar ou vender um ativo. O que te impedirá de cair na armadilha do efeito manada.

Pense por você mesmo

Pense por você mesmo - ilustração

Assim como o animalzinho da imagem, é necessário parar, olhar pra trás e pensar para onde está indo ao invés de apenas seguir os outros.

Agora que você possui conhecimento sobre o assunto e está em posse de uma estratégia de investimentos, você saberá discernir o que é apenas “barulho” do que realmente terá impactos duradouros nos seus investimentos.

Com isso, você não deixará de ouvir o que os outros dizem.

Na verdade, você irá ouvir o que foi dito, irá pensar sobre o assunto, e com sua experiência irá então decidir se algo faz sentido ou não.

Parabéns, você acabou de evitar o efeito manada!

Usando o efeito manada a seu favor

Além de saber evitar o efeito manada, ao entendê-lo bem será possível até mesmo usá-lo a seu favor.

Afinal de contas, o que este tipo de comportamento ocasiona no mercado é a movimentação irracional nos preços, não é mesmo?

Estas movimentações podem em determinados momentos sinalizar oportunidades de compra.

Ao saber encontrar este tipo de cenário, nós estaríamos seguindo justamente o que o maior guru dos investimentos, o investidor Warren Buffet, prega: “compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos”.

Ou seja, compre ações justamente em momentos em que todos estão desesperados e vendendo suas ações em pânico e venda elas quando as pessoas estiverem eufóricas e comprando qualquer preço pedido.

Com isso, você irá se certificar de sempre estar comprando seus ativos na baixa e vendendo na alta…

Um exemplo disso, foi a pandemia que estourou pelo mundo no ano de 2020. No auge da crise, os investidores foram levados pelo efeito em manada e o principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa chegou a sair da casa dos 119 mil pontos até a casa dos 60 mil pontos, uma queda de aproximadamente 48%.

O cenário para as empresas naquele momento era ruim? Sim. Porém, não neste nível.

A bolsa de valores é repleta de empresas que já passaram por diversas crises ao longo de sua vida. Algumas delas, inclusive nem foram impactadas pela crise…

Como resultado, 1 ano depois, em 2021, o Ibovespa já se encontra em 125 mil pontos. Valor inclusive maior do que aquele encontrado pré-crise.

Categorias: Finanças Pessoais

Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.