Como Investir em Ações

Aprender como investir em ações é uma ótima maneira de construir e preservar riqueza ao longo do tempo.

Sobretudo em momentos de juros baixos como o que vivemos atualmente, as ações se tornam ótimas alternativas de investimento que proporcionam a possibilidade de retornos satisfatórios para investidores de longo prazo.

Neste guia completo, nós iremos mostrar de forma compreensiva como é simples começar a investir em ações e iremos abordar tudo que é necessário saber para um iniciante começar a sua carreira de investimentos no mercado de ações com o pé direito e obter bons resultados.

 

Você também poderá se interessar pelos guias abaixo:

 

Como Investir em Ações - Capa

Guia do Artigo

Abaixo você encontrará um guia rápido dos principais pontos abordados neste artigo para que você possa começar a aprender como investir em ações com agilidade e se guiar exatamente para o que procura saber:

 

 

Introdução: Poque Investir em Ações

Cada vez mais as pessoas se tornam conscientes da importância de poupar uma parte dos seus rendimentos mensais a fim de semear o crescimento de um patrimônio maior para o futuro.

No Brasil, por grande parte do tempo o foco dos investidores foi preponderantemente em ativos de renda fixa, que renderam durante muito tempo um retorno capaz de proporcionar um crescimento patrimonial mais do que suficiente para que todos nem sequer precisem procurar “arriscar” o seu suado dinheiro com investimentos de renda variável.

Histórico Taxa de Juros no Brasil - Motivações para investir em ações

Fonte: Banco Central

Como demonstrado no gráfico acima, no começo dos dos anos 2000 era possível obter retornos de mais de 15% emprestando o seu dinheiro para o governo (considerado o devedor mais seguro de um economia) através do tesouro direto.

Nos anos mais recentes, entretanto, o quadro vem mudando consideravelmente.

O Cenário econômico brasileiro atual é o de juros baixos, a Selic (Taxa básica de juros da economia brasileira) se encontra na casa dos 2%, o que leva as pessoas a buscarem investimentos alternativos a renda fixa que poderão trazer retornos maiores em uma base anual.

Uma dessas alternativas é aprender como investir em ações.

    O Que são Ações

    Muitos lendo este artigo talvez já tenham uma pequena ideia do que é uma ação.

    Quando pensamos no investimento em ações, o que vem em mente é o investimento em empresas, não é mesmo?

    Pois bem, uma ação representa o direito de propriedade a uma fração da companhia que a emitiu. Ou seja, quando uma determinada pessoa compra uma ação, ela está na verdade comprando parte de uma empresa e se tornando sócio da mesma (acionista).

    Hmm entendi! Mas isto significa então que ao comprar uma ação de uma empresa de energia como a Engie, por exemplo, e se tornando sócio da mesma você poderá pedir por eletricidade de graça na sua casa?

    Bem, em poucas palavras, não.

    Ao comprar uma ação você poderá sim estar ganhando poder de voto dentro das reuniões de decisão da companhia, porém, apenas com a posse de uma ou poucas ações podemos afirmar que este poder de decisão adquirido é virtualmente nulo…

    Para começar a pensar em fazer algo parecido você precisaria ser sócio majoritário da companhia (você precisaria de bilhões de reais para isso), e ainda assim este tipo de proposta seria algo incomum, já que o objetivo de uma empresa é gerar valor para todos os sócios e não fornecer energia gratuita.

    E convenhamos,  com bilhões de reais a sua disposição, aprender como investir em ações para poupar na eletricidade seria a menor das suas preocupações, não é mesmo?

    Porque investidores compram ações

    Como investir em ações - Dúvidas dos investidoresOk! Eu já sei que comprando ações da Raia Drogasil (empresa do ramo farmacêutico) eu não vou poder encomendar remédios de graça, mas porque então eu aprenderia como investir em ações?

    Esta é uma pergunta que alguns iniciantes podem talvez se perguntar neste momento.

    Bem, a resposta é bem direta. Quando um investidor aporta dinheiro em ações, a razão primária deste ato é provavelmente a de obter um retorno sobre o investimento.

    Abaixo encontram-se duas formas em que o acionista pode gerar este retorno:

    • Através do aumento do preço da ação. O preço de uma ação no mercado reflete os resultados operacionais que está empresa obtém. Conforme a empresa for aumentando o seu lucro líquido ao longo dos anos a tendência é que os preços das ações também aumentem.
    • Através do pagamento de dividendos. Após obter lucro durante determinado período muitas empresas decidem dividir parte este lucro com os detentores das ações, o que se caracteriza como uma distribuição de dividendos.

    Além disso, quando a companhia realiza recompra de ações no mercado ela também gera valor para o acionista. Entenda melhor sobre isto lento este artigo.

    Porque empresas emitem ações

    Para as empresas, a emissão de ações é uma forma de levantar dinheiro para financiar o seu crescimento, produtos e outras iniciativas.

    Ao aprender como investir em ações é necessário entender que em essência existem duas formas de uma empresa levantar dinheiro: através de empréstimos com terceiros ou através da venda de parte da companhia (emissão de ações).

    Ambas as alternativas possuem as suas vantagens e desvantagens.

    Ao realizar um empréstimo, a empresa terá que repagar o montante emprestado pelo credor, assim como realizar o pagamento de juros sobre esse dinheiro ao longo do tempo.

    Importante notar, que o empréstimo deverá ser pago tenha a empresa realizado lucro ou não em determinado período, o que em alguns casos podem até a levar a falência da empresa caso ela não tenha gerado o dinheiro necessário, o que torna este tipo de financiamento mais arriscado.

    Já com o financiamento através da emissão de ações, não existe obrigação de pagamento de juros aos investidores e nem do pagamento do montante original investido. A empresa poderá distribuir os seus resultados em caso de lucro positivo, mas essa nem sequer é necessariamente uma obrigação.

    Apesar de ser menos arriscado, uma desvantagem da emissão de ações é que os sócios originais terão a sua participação na empresa diluída pela entrado de novos acionistas.

    Como o Mercado de Ações Funciona

    Como o Mercado Acionário Funciona - Explicação do mercado de ações

    Aprender como o mercado funciona é um passo importante para aprender a como investir em ações.

    O Mercado de ações acontece dentro de uma bolsa de valores, que é o ambiente onde as ações são negociadas.

    No exterior, é comum um país possuir diversas bolsas de valores onde as empresas podem escolher listar o seu nome e emitir suas ações. No Brasil, porém, nós possuímos apenas uma, que você já deve ter ouvido falar. Ela é a B3 (Brasil Bolsa e Balcão).

    Com isso, para uma empresa participar no mercado acionário e emitir suas ações, ela precisa precisa primeiro cumprir diversas exigências imposta pela bolsa B3 e também pelo orgão regulador brasileiro conhecido como CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

    Quando todas as exigêncis são cumpridas, nós temos o que é chamado de IPO (Initial Public Offering), que pode ser entendido em português como oferta inicial de ações. Ou seja, o momento em que a empresa emite suas ações pela primeira vez ao mercado.

    Com o IPO, os investidores podem investir em suas empresas favoritas comprando as ações emitidas diretamente por elas, e posteriormente, podem revender as suas ações no mercado para outros investidores, onde o preço será determinado pela oferta e demanda.

    Além disso, vale a pena mencionar que o processo de investimento em empresas na bolsa de valores se dá através de um intermediário conhecido como corretora de valores.

    Quando você for ganhando experiência prática de como investir em ações você irá participar dos “pregões” (nome dado as seções de negociações de empresas que a bolsa realiza) em nome do investidor e irá colocar o nome das empresas compradas pelo investidor no nome do mesmo com a ajuda de uma clearing house.

    O processo de abrir conta em uma corretora e começar a negociar é bastante simples e também aberto para o público como um todo.

    Desta forma, se você está interessado em investir e se tornar sócio de uma empresa, como por exemplo, da Magazine Luiza ou do Itaú, tudo que precisa é fazer é abrir a sua conta e começar a negociar.

    Ações Ordinárias (ON) e Ações Preferenciais (PN)

    Uma dúvida frequente que os investidores aprendendo como investir em ações possuem ao começar no mercado acionário é entre as diferenças entre uma ação ordinária, uma ação preferencial e seus respectivos tickers (código que irá representar determinada ação na bolsa).

    É importante entender que quando uma empresa emite ações ela poderá escolher um destes dois tipos.

    A principal diferença entre eles é que a ordinária concede ao detentor da ação o direito de voto em assembleia, enquanto que as ações preferencias concedem ao acionista o direito de preferência ao recebimento de dividendos.

    • Ações ordinárias: são negociadas com o ticker possuindo o final 3, como por exemplo ITUB3.
    • Ações preferenciais: são negociadas com o ticker possuindo o final 4, como por exemplo ITUB4.

    Reparou como no exemplo acima as duas ações possuem o código “ITUB”?

    Este é o código referente a empresa Itaú.

    Quando você for realizar a compra da ação na corretora de valores é com este código que você buscará pela empresa. Já o final, representa o tipo da ação, neste caso 3 (ordinária) e 4 (preferencial).

    Tudo bem, mas e o 11? Eu já vi empresas com final 11!!

    Então, empresas com final 11 representam o que chamamos de Units.

    No mercado de ações, Units são basicamente um pacote de ações que no interior irá conter uma proporção de ações ordinárias e preferencias.

    Pegue por exemplo o Unit da Taesa (TAEE11), é um pacote que possui 1 ação ON e duas ações PN.

    Quando você compra uma Unit desta empresa, é basicamente isso que você está recebendo. Se quiser verificar a proporção entre ON e PN em cada Unit negociado na bolsa você pode acessar este link.

    Porque as empresas lançam suas ações em formato de Unit no mercado?

    O principal motivo pelo qual uma empresa vende suas ações em formato de UNIT ao invés de simples ações ON ou PN é para não perder controle da companhia ao captar dinheiro com suas emissôes.

    Vocês se lembram que ações ON possuem direito a voto em assembleia e ações PN não?

    Se a empresa somente vende Units elas garantem que para alguém tomar o controle da empresa ela terá que gastar muito mais dinheiro, já que ela terá que comprar um monte de ações PN junto.

    Quais são as Principais Modalidades de Investimento em Ações

    Antes de abrir conta em uma corretora e começar a operar é importante saber que existem mais de uma forma de como investir em ações.

    Alguns podem comprar e vender ações no mesmo dia tentando se aproveitar das variações de preço no curto prazo, outros podem fazer uma análise de tendência e ter como pretensão manter uma empresa em carteira por um período estipulado de tempo com o foco em ganho de capital, enquanto outros compram empresas que acreditam que terão resultados melhores no futuro e as carregam para o longo prazo sem vender.

    Nesta seção do artigo, nós iremos explorar as principais estratégias utilizadas pelos investidores e especialistas de mercado e iremos expor suas principais características para que você possa entendê-las e definir qual é a melhor para o seu perfil.

    Tenha em mente que as três modalidades apresentadas possuem como principal diferenciação entre si o horizonte de tempo do investimento pretendido, onde o Day trade se posiciona como curto prazo, o Swing Trade se coloca como de curto a médio prazo, e por fim, o Buy em Hold como longo prazo.

    Day Trade

    Modadilades de investimento em ações - Day Trade

    O Day Trade é uma modalidade de investimento especulativa de curtíssimo prazo que consiste em comprar e vender a ação de uma mesma empresa durante o mesmo dia. Quem é adepto desta modalidade de investimento recebe o nome de Day Trader.

    Exemplo prático: se você compra a ação da Irb Brasil (empresa de resseguros negociada na bolsa brasileira) às 11:00 da manhã de uma segunda feira e posteriormente a vende às 4:00 horas da tarde do mesmo dia, isso será caracterizado como um Day Trade. Por outro lado, se acontecer de você realizar a venda apenas as 11:00 da manhã do dia seguinte, por exemplo, esta operação não será mais um Day Trade, e sim um Swing Trade.

    Especialmente no Brasil, é importante ter a definição desta modalidade em mente no momento de investir, já que a receita federal tributa de forma especial as operações caracterizadas como Day Trade (saiba mais sobre isso na seção de imposto de renda sobre a negociação de ações).

    Day Traders tipicamente utilizam a análise técnica para tentar realizar lucro com suas operações e com frequência utilizam o poder da alavancagem para aumentar o seu poder de compra.

    O Potencial de lucro do day trading é potencialmente o tópico mais debatido e controverso do mercado financeiro. É muito comum encontrar promessas exorbitantes de lucro rápido com a utilização desta modalidade de investimento sendo feitas na internet para pessoas que querem aprender como investir em ações

    Na prática, entretanto, de acordo com diversos estudos realizados, os investidores de varejo enfrentam grandes dificuldades em fazer dinheiro através da modalidade de investimento.

    De acordo com estudo da FGV publicado em 2020, por exemplo, 99,43% dos traders não persistem por mais de um ano com a atividade. Daqueles que persistem, a performance média é negativa.

    Swing Trade

    Modadilades de investimento em ações - Swing Trade

    O Swing Trade é uma modalidade de investimento especulativa que tenta capturar ganhos no mercado acionário em um período de curto a médio prazo, que pode se dar em dias, semanas ou em um conjunto de meses.

    Swing Traders, assim como Day Traders, utilizam primariamente a análise técnica para encontrar oportunidades de investimentos, mas os Swing Traders também podem utilizar a análise fundamentalista em conjunto com a análise de preços e tendências.

    Exemplo prático: se você compra a ação da Fleury (empresa de diagnósticos médicos negociada na bolsa brasileira) no dia da leitura deste artigo (levando em consideração que este seja um dia útil, é claro) e pretende mantê-la em carteira pelos próximos dias, semanas, ou meses com a pretensão de então vendê-la para realizar um ganho de capital, você está realizando uma operação de Swing Trade.

    O objetivo do swing trade é capturar uma grande movimentação de preço. Enquanto alguns traders buscam ações com grande volatilidade e grandes movimentações, outros procuram empresas mais serenas.

    Em ambos os casos, o Swing Trade é o processo de prever para onde o ativo alvo é mais provável de se movimentar no futuro, abrir uma posição, e então capturar um grande lucro proveniente do movimento de preço que se materializou.

    Apesar de que hajam lucros há serem feitos usando esta estratégia, riscos altos também são inerentes e uma grande quantidade de tempo deve ser dedicada ao estudo do mercado e os seus movimentos.

    Ao aprender como investir em ações, como um Swing Trader, você deve monitorar o mercado de forma constante e também deve ser capaz de controlar suas emoções para que possa permanecer fiel ao seu plano de negociação.

    Buy and Hold

    Modadilades de investimento em ações - Buy & Hold

    Se o Day trade consiste em ser a modalidade de investimento de curto prazo e o Swing Trade de médio prazo, o Buy & Hold, como o nome sugere (em português significa “Comprar e Segurar”) é a modalidade de investimentos de longo prazo.

    Com o Buy & Hold, o investidor não mais utiliza a análise técnica como fator primário decisório para abrir uma posição, e sim a análise fundamentalista, que consiste em compreender a empresa e sua operação como um todo, assim como suas expectativas de resultados futuros.

    Exemplo prático: se você compra a ação da Renner (empresa de vestuário negociada na bolsa brasileira) com o objetivo de virar sócio da empresa para o longo prazo (anos), após ter feito uma análise completa de como a empresa funciona e de todos os seus fundamentos, você está praticando o Buy & Hold.

    O Buy & Hold é a modalidade de investimentos com o maior histórico de sucesso no mercado financeiro. Grandes investidores famosos com o Warren Buffet, Benjamin Graham, ou até mesmo trazendo um exemplo brasileiro, Luiz Barsi Filho (Maior investidor individual do Brasil) são fãs desta modalidade.

    A principal ideia aqui é a de que você permanecerá investido no mercado financeiro durante todos os ciclos do mercado, já que estudos demonstram que ao perder apenas alguns dos melhores dias de alta pode custar caro para a sua performance.

    É importante ao aplicar esta estratégia lembrar de se manter diversificado em ações de diferentes setores, para que caso um setor vá mal em determinado período, as ações dos outros setores irão segurar, ou até mesmo reverter a perda quando considerando o retorno da sua carteira como um todo.

    Caso você esteja entrando no mundos dos investimentos e aprendendo como investir em ações, a modalidade do Buy & Hold é possivelmente a melhor alternativa para se começar.

    Como Montar uma Estratégia de Investimentos em Ações

    Como montar uma estratédia de Investimentos em Ações

    1. Defina sua modalidade de investimento (Day Trade, Swing Trade, Buy & Hold etc…)
    2. Defina o seu método de seleção de ações
    3. Saiba em que momento comprar
    4. Saiba em que momento vender

    Agora que já entendemos o funcionamento do mercado de ações e quais são as principais modalidades de investimento, está na hora de saber como montar uma estratégia de investimento que seja condizente com o seu perfil de investidor e que te permita ter sucesso no mercado.

    Este passo é muito importante para quem está começando a aprender como investir em ações, pois sem uma estratégia você irá entrar de cabeça no mundo dos investimentos em renda variável sem saber efetivamente quando deverá comprar, o que comprar, se ou não você realmente deveria estar comprando, quando vender, etc..

    Em outras palavras, ter uma estratégia bem documentada é de suma importância já que ao longo do tempo as suas ações irão variar de preço e se você não souber o que fazer quando sua ação subir muito, ou cair muito, você poderá estar deixando dinheiro na mesa.

    Com isso dito, vamos demonstrar a seguir quais são os passos que são necessários para você possa montar a sua estratégia de investimento em ações de forma personalizada.

    (É aconselhável que após criada, você siga a risca esta estratégia, controlando as suas emoções).

    Os passos que você deve seguir para montar a sua estratégia de investimento em ações são:

    1. Defina a sua modalidade de investimento (Day Trade, Swing Trade, Buy & Hold etc…)

    Neste passo você deve estabelecer se você pretende praticar o Day Trade, o Swing Trade ou o Buy & Hold, que são algumas das principais modalidade de investimento em ações.

    Após escolher a modalidade de investimento que você pretende seguir, eu recomendo que você não tente misturar mais de uma ao mesmo tempo.

    Por exemplo, se o seu plano é práticar o Buy & Hold, não fique comprando e vendendo ações no mesmo dia, está ação não é condizente com a estratégia de investimento que você traçou.

    2. Defina o seu método de seleção de ações (Como você irá investir em ações)

    Ao aprender como investir em ações é importante ter bem documentado como você irá fazer para selecionar as ações da sua carteira de investimento.

    Um procedimento sugerido nesta etapa é estipular quais são os critérios que você busca que as empresas cumpram, e selecionar apenas as ações que atendam estes critérios.

    Por exemplo, você pode definir como meta que irá apenas investir em empresas que não possuem o governo como acionista, já que o mesmo pode se envolver na gestão da empresa e muitas vezes atrapalhar o seu desempenho operacional.

    Outro critério que você pode possuir é o de apenas investir em empresas que possuem lucros positivos pelo menos nos últimos 5 anos, etc…

    Conforme você for ganhando mais experiência você será cada vez mais capaz de saber quais são os critérios que atendem o seu estilo de investidor.

    Com isso dito, lembre-se da importância de diversificar os seus investimento em ações montando uma carteira com um bom número de empresas que atuem em diferenciados setores.

    Com isso, mesmo que um setor vá mal em determinado momento você poderá compensar esta perda com os outros que talvez tenham ido melhor. Isto servirá para reduzir o risco da sua carteira como um todo e ajudará a entregar uma boa performance.

    Existe um debate de quantas ações um investidor deve manter em carteira.

    Quanto a isso, a visão mais convencional argumenta que uma carteira que possua entre 10 a 20 ações atuando em diferente setores estará bem posicionada.

    3. Saiba em que momento comprar

    Agora que você já sabe quais empresas você deve por na sua carteira de acordo com os critérios que você definiu está na hora de definir em que momento você deve comprá-las.

    No momento em que você tiver escolhido 10 ações que atendam os seus critérios, o que vai determinar em qual delas você deverá estar aportando?

    O ideal para resolver este problema é que ao escolher as ações da sua carteira você também defina a exposição que você pretende possuir em cada uma delas.

    Por exemplo, vamos supor que você decidiu que irá investir em três empresas: empresa A, empresa B e empresa C.

    Ao aprender como investir em ações, antes de começar a aportar o seu dinheiro, tenha definido a exposição que você irá desejar possuir em cada uma, como por exemplo:

    Empresa A: 33,33%%

    Empresa B: 33,33%

    Empresa C: 33,33%

    A soma de todas as posições em carteira deverá sempre ser 100%, já que o total será igual a sua exposição total em ações.

    Agora que você possui a exposião que deseja possuir em cada empresa, será necessário apenas que você vá fazendo aportes até que sua carteira de investimentos se iguale a aquilo que você definiu.

    Conforme o tempo for passando, devido a volatilidade algumas empresas da sua carteira irão cair enquanto que outras irão subir.

    Neste momento, o que você deverá fazer é investir naquela empresa que ficou para trás a fim de que sua carteira se aproxime da sua alocação desejada (contanto que a ação não tenha perdido fundamentos é claro).

    Com essa estratégia você sempre sabera em quais ações você deverá investir.

    4. Saiba em que momento vender

    Quando vender uma ação - Capa

    Depois de todos os passos demonstrados acima, tudo que falta é saber quando você deverá vender a sua empresa e retirá-la de sua carteira.

    Na estratégia do Buy & Hold, a ideia principal é investir em empresas que você pretende se tornar sócio e carregar estas empresas para o longo prazo, sem vendê-la.

    Porém, mesmo nesta modalidade existem momentos em que os seus investimentos devem ser reavaliados e a venda deve ser realizada.

    Esses momentos são:

    4.1 Quando a empresa perde os seus fundamentos:

    Se você está aprendendo como investir em ações e decidiu investir em uma empresa porque ela atende um conjunto de critérios que você definiu, caso esta empresa em algum momento deixe de atender estes critérios é natural que você deva vendê-la.

    Um erro muito comum é realizar um investimento em determinada ação que você gosta e deixar de acompanhar os seus resultados no futuro, sem saber se ela continua tendo bons desempenhos.

    Vamos supor que uma ótima empresa que vem tendo resultados consistentes na bolsa de valores e de repente é pega de surpresa na imprensa com um grande caso corrupção, sendo descoberto que ela é uma fraude. Faz sentido continuar carregando ela?

    Muitas vezes a resposta é não.

    Lembremos, portanto, sempre de revermos os motivos pelos quais investimos em determinada empresa, e é claro, em caso de desenquadramento com as expectativas, a venda é justificada.

    Somente tome cuidado para não sair vendendo todas as empresas que possui em carteira porque ela teve um trimestre um pouco ruim, isto é normal no ciclo de vida de uma empresa.

    4.2 Quando a empresa sobe muito e destoa da sua alocação macro definida:

    Se você definiu que terá 10 ações em carteira e que cada uma dessas ações possuirá 10% da sua alocação total, caso uma empresa dobre de tamanho algumas vezes é possível que sua alocação macro fuja bastante do planejado.

    Neste caso, realizar os ganhos e reenquadrar a sua alocação pode ser o melhor a se fazer, já que desta forma você irá se reduzir a sua exposição ao risco específico de uma empresa apenas cair e levar a rentabilidade da sua carteira como o todo para o chão.

    Quando você está apenas começando a aprender como investir em ações, é natural que poucas empresas representem uma grande parcela da sua carteira, porém conforme você for avançando na sua carreira de investidor, não deixe apenas uma empresa apenas chegar a representar 70% de sua carteira de ações, já que uma carteira bem diversificada irá reduzir a sua exposição ao risco.

    4.3 Por necessidade

    É sempre ideal que você forme uma reserva de emergência antes de começar a investir em ações, para que em momento de necessidade você não precise vender as suas empresas…

    Mas em alguns momentos é inevitável.

    Se aconteceu um acidente com alguém próximo da sua familia, ou então você foi demitido da sua empresa e sua reserva de emergência não foi o suficiente para te amparar até que você encontre um emprego novo, vender as suas ações pode acabar sendo a sua única alternativa.

    Se chegar neste ponto, certifique-se de ir vendendo primeiramente as empresas que tiveram o melhor desempenho, já que dessa forma caso você encontre uma nova fonte de renda no meio do caminho você não terá precisado realizar nenhuma perda vendendo ações que tinham potencial mas estavam no negativo.

    Como Analisar e Escolher as Melhores Ações para a sua Carteira

    Esta é uma das partes mais decisivas na missão de aprender a como investir em ações. Saber escolher uma boa empresa para investir é o que permitira que o investidor obtenha bons resultados com seus investimentos.

    No mercado, existem duas principais “escolas” quando o assunto é analise de ações.

    Aquela que você deverá dedicar mais ou menos tempo para aprender irá depender primariamente da modalidade de investimentos em ações que você decidiu adotar (Day Trade, Swing Trade ou Buy & Hold).

    Essas duas escolas de análise de empresas mencionadas são a análise técnica e a análise fundamentalista.

    Iremos abordar um pouco sobre cada uma a seguir.

    Análise Técnica

    Análise Técnica - Capa

    A análise técnica é uma das ferramentas mais controversas no mercado financeiro.

    Utilizadores deste tipo de análise pregam pela sua eficácia, enquanto que analistas fundamentalistas frequentemente a desconsideram e a julgam ilógica e inefetiva.

    Independentemente de qual lado está correto, esta é a principal ferramenta utilizada pelos Day Traders e Swing Traders para guiar os seus investimentos.

    Do que consiste a análise técnica

    Este tipo de análise consiste em examinar e prever os movimentos dos preços dentro do mercado financeiro através da utilização de gráficos históricos e estatísticas de mercado.

    O fundamento por trás deste tipo de análise é baseado na ideia de que se o trader pode identificar padrões passados no mercado, ele também pode formar uma previsão bem precisa da trajetória futura dos preços com base nos mesmos.

    Como a análise técnica funciona

    Adeptos da análise técnica não se importam com a empresa subjacente. Ao invés disso, eles em realidade somente olham para o gráfico da ação e analizam os padrões de preço, tentando prever para onde ele irá no ´próximo momento.

    É importante ter em mente que existem diversos períodos de tempo no qual uma análise técnica pode ser realizada. Day Traders geralmente analisam gráficos de preços em um período de tempo curto, como 5 minutos, 15 minutos, horas, etc…

    Enquanto isso, Swing Traders tendem a utilizar um período talvez um pouco mais largo.

    Conclusão

    Caso você esteja aprendendo como investir em ações e tenha o interesse de se tornar um Day Trader ou Swing Trader, é imprescindivel que você aprenda a análise técnica para utilizar nos seus investimentos.

    Se esta é a rota que você deseja seguir, lembre-se que esta é uma modalidade de investimentos de curto prazo, o que torna o investimento muito mais arriscado e imprevisível do que alternativas de longo prazo, que são mais comprovadas de obter sucesso no mercado de ações.

    Análise Fundamentalista

    Análise Fundamentalista - Capa

    A análise fundamentalista, diferentemente da analise tecnica busca manter o seu foco em estudar, como o seu nome diz, ou fundamentos das companhias.

    Este tipo de análise busca avaliar o valor íntrinseco de um ativo e todos os fatores que podem influenciar o seu preço no futuro.

    Do que consiste a análise fundamentalista

    A analise fundamentalista em realidade pode ser dividia em duas partes: a macroeconômica e a microecônomica.

    A primeira, como nome sugere, busca olhar ao ambiente macro. Ela consiste em avaliar as oportunidades e as ameaças cuja empresa não necessariamente possui influencia sobre.

    Exemplo:  eventos externos a companhia, o setor em que a ela está inserida, a economia e a política do pais onde ela atua, entre outros.

    Já a análise microeconomica, busca olhar ao ambiente interno a companhia e consiste em analisar as suas forças e fraquezas, principalmente quando comparado com outras empresas do setor.

    Exemplo: análise das demonstrações financeiras (como o Demonstrativo do Resultado do Exercício, Balanço Patrimonial e Demonstrativo do Fluxo de Caixa) e dos indicadores financeiros da companhia quando comparadas com pares similares.

    Como a análise fundamentalista funciona

    Além das divisões já abordadas, a análise fundamentalista também pode ser tanto quantitativa quanto qualitativa.

    A primeira é mais focada na análise de números e indicadores financeiros, enquanto que a segunda possui o foco em analisar o que não pode ser medido com números, como o modelo de negócios, governança corporativa, vantagens competitivas etc…

    Ao se iniciar uma análise para selecionar empresas é necessário também escolher uma abordagem de prioridade.

    Neste passo, você irá decidir se irá começar pela análise do cenário macro primeiro, para depois entrar nos específicos da empresa, ou se irá dar início pela análise do micro para depois analisar o macro.

    Essas diferentes ordens de prioridade é o que chamamos no mercado financeiro de análise bottom-up (de baixo pra cima) e de top-down (de cima pra baixo).

    Análise Top-Down / Bottom up - Ilustração

    Para finalizar a sua análise, você pode ainda classificar as empresas analisadas em algum tipo de categoria.

    Três categorias de ações populares no mercado são:

    • Ações de Crescimento: empresas que apresentam nível de crescimento de receita e/ou de lucros a uma taxa significativamente maior do que os seus pares. Este tipo de empresa comumente não paga dividendos, já que todos os seus lucros são reinvestidos no crescimento. Devido a grande expectativa de crescimento, este tipo de empresa costuma apresentar múltiplos altos.
    • Ações de Dividendos: empresas que normalmente já alcançaram um nível elevado de maturidade, market share e consolidação. Por não terem muito mais para onde crescer/investir costumam distribuir grande parte dos lucros em forma de dividendos aos acionistas.
    • Ações de Valor: empresas que se encontram sendo negociadas por um preço abaixo do seu valor intrínseco no mercado devido a algum tipo de ocorrência.
    Conclusão

    Aprender a analisar uma ação leva tempo e conhecimento de disciplinas diversas como finanças, economia e contabilidade.

    Case você tenha o interesse de se tornar um investidor no mercado de ações lembre-se se aprofundar nos tópicos abordados nesta seção e entender o que está fazendo.

    Existem muitos livros populares que podem ajudar quem está aprendendo a como investir em ações, como:

    Disclaimer: os links abaixo fazem parte de um programa de afiliados e o dono do website irá receber comissões pela compra dos itens.

    O investidor inteligente

    Ou até mesmo:

    O jeito Peter Lynch de investir

    Como Devo Investir em Ações: Diretamente ou Através de um Fundo de Investimento

    Ao adentrar no mundo do mercado financeiro cedo ou tarde você se depara com um veículo de investimento conhecido como FIA (Fundo de Investimento em Ações), que são fundos que possuem como regulação investir ao menos 67% do capital em ações.

    Com isso em mente, uma pergunta que pode ficar na cabeça de quem está aprendendo como investir em ações é: como um investidor iniciante, vale mais apena investir através desses veículos ou é mais lucrativo investir por conta própria?

    Bom, pra responder essa pergunta é essencial ter em mente que as duas opções possuem os seus prós e contras.

    A decisão de que se você deve investir através de um fundo de investimento ou diretamente no final de tudo vai depender do seu perfil e do ponderamento entre essas vantagens e desvantagens.

    Com isso, vamos apresentar o que nós achamos que seria as vantagens e desvantagens de cada uma destas alternativas e depois daremos nossa opinião:

    Vantagens e Desvantagens - FIAs vs Investimento direto em ações

    Opinião: caso você não tenha nenhum conhecimento sobre o mercado financeiro e também não possui vontade ou tempo para aprender como investir em ações (acredito que não seja o caso, senão você não estaria lendo este artigo) eu acredito que seja mais vantajoso você delegar a tarefa de gestão dos seus investimentos a um profissional.

    Agora, se você é uma pessoa que possui vontade e tempo para aprender sobre o assunto e prefere ter a possibilidade de ter uma carteira mais personalizada ao seu perfil de risco, eu sugiro fortemente investir diretamente em ações.

    Um fundo de ações tem como regulamento investir apenas 67% do seu capital em ações, ou seja, pode ser que nem sequer todo o capital esteja investido no ativo, o que pode acabar quebrando a sua alocação macro se você não prestar atenção.

    Além disso, as taxas cobradas pelos fundos de investimento podem parecer pequenas, mas em um espaço largo de tempo elas podem acabar se tornando algo relevante que irão ir comendo os seus ganhos, sem falar que, ao investir através de FIAs você deixa de ganhar benefícios fiscais que existem apenas no investimento direto.

    Com isto dito, lembre-se, se decidir investir diretamente em ações, não esqueça de fazer o seu dever de casa antes!

    Passo a Passo para Começar a Investir em Ações na Prática (7 Passos)

    Como dar os primeiros passos - Como investir em ações na prática

    1. Estabeleça um objetivo claro e realístico.
    2. Estipule um montante alvo a ser acumulado.
    3. Calcule o quanto deverá poupar por mês para atingir a meta.
    4. Escolha uma estratégia de investimentos.
    5. Abra conta em uma corretora de valores.
    6. Escolha suas ações e monte uma carteira diversificada.
    7. Continue investindo.

    1. Estabeleça um objetivo claro e realístico

    A primeira coisa que você deve definir ao pensar em aprender como investir em ações é o seu prazo de investimento e qual é o seu objetivo.

    Se você, por exemplo, possui o objetivo de apenas juntar dinheiro para o seu casamento daqui a 1 ano, talvez o investimento em ações não seja o mais adequado para você.

    O investimento nessa classe de ativos costuma variar e não é possível prever o retorno que você terá nesse período curto de tempo.

    Com a volatilidade do mercado, é possível até mesmo que depois desse período de um ano você possa ter perdido dinheiro, o que viria a estragar uma data tão importante como o seu casamento… E não queremos isso, não é mesmo?

    Por isso, se você deseja entrar no mundo dos investimentos em ações, eu recomendo que você entre para o longo prazo, com o foco na sua aposentadoria.

    O motivo disto é que estudos demonstram que por mais que seja impossível prever o movimento das ações no curto prazo, quanto mais nós alongamos o nosso prazo de analise sobre as movimentações das ações, mais o retorno médio se torna positivo.

    E com um prazo tão longo como a sua aposentadoria, isso será capaz de trazermos esse fator para o nosso lado e permitirá que mesmo que tenhamos um ano ruim ou outro, contanto que a ação mantenha o seus fundamentos nós não precisaremos vendê-la devido ao prazo e poderemos deixar portanto o investimento amadurecer.

    2. Estipule um montante alvo a ser acumulado e qual será o seu retorno médio esperado

    Para aprender como investir em ações, além de definir qual é o seu objetivo também é importante estipular quanto de dinheiro você possui como meta acumular até a data definida.

    Por exemplo, ao invés de definir que você quer ter dinheiro o suficiente para se aposentar aos 65 anos de forma confortável, é melhor você definir de forma concreta qual é o montante alvo que você pretende acumular na sua aposentadoria e o quanto este dinheiro possibilitaria entregar de “salário” em uma base mensal.

    Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe, nós podemos te ajudar!

    Se o seu objetivo é a aposentadoria com os seus investimentos em ações, a primeira coisa que você precisa fazer para estipular um montante alvo é fazer uma engenharia reversa de quanto você pretende ter de dinheiro em uma base mensal.

    Vamos supor que você estaria satisfeito R$ 5.000,00 por mês. Muito bem!

    Agora, o que precisamos fazer é multiplicar este valor por 12, para assim descobrirmos qual é o rendimento anual em dinheiro que o nosso montante acumulado deverá proporcionar.

    Multiplicando R$ 5.000,00 por 12, nós teremos um total de R$ 60.000,00. Este é o nosso rendimento alvo em dinheiro anual.

    A única coisa que falta neste momento é definir quanto de dinheiro nós precisaríamos ter investido para poder gerar R$ 60 mil por ano na nossa aposentadoria.

    Vou te contar um segredo, se você dividir o rendimento em dinheiro desejado por um retorno médio anual em porcentagem (que você acredita ser possível obter), você terá em mãos qual é o dinheiro necessário para obter aquele rendimento.

    Não entendeu? Eu vou te dar um exemplo:

    Se o meu objetivo é obter R$ 60 mil de rendimento anual na minha aposentadoria e eu acredito ser possível obter 7% de retorno sobre o meu dinheiro investido quando estiver aposentado:

    60.000,00 / 0,07 = R$ 857,142.857

    Ou seja, ao longo da minha carreira de investimento eu irei precisar acumular aproximadamente um montante de R$ 860 mil reais caso o meu objetivo seja ter um rendimento mensal de 5 mil ao mês com um retorno anual de 7%.

    3. Calcule o quanto você terá que poupar cada mês para chegar na sua meta

    Um passo importante ao começar a aprender como investir em ações é o de definir o quanto será necessário poupar por mês para atingir a sua meta.

    Para realizar os cálculos necessários para atingir a sua meta financeira você terá que usar a formula de uma anuidade. Mas se você não for bom em matemática financeira, não se preocupe, existem muitas calculadoras na internet que podem te ajudar com isso.

    Após chegar no valor necessário a ser poupado por mês, não se esqueça de verificar se este é um valor realístico de ser poupado em uma base mensal. Caso não seja, você terá que ajustar os seus objetivos.

    4. Escolha uma estratégia de investimentos

    Decida que tipo de estratégia e qual modalidade de investimentos (Day Trade, Swing Trade, Buy & Hold etc…) em ações você seguirá. A nossa seção de como montar uma estratégia poderá te ajudar com este passo.

    5. Abra conta em uma corretora

    Para investir no mercado de ações é necessário que você abra conta em uma corretora de valores. Estas são as instituições financeiras que agirão como intermediárias entre você e a B3, a bolsa de valores do Brasil.

    No momento de escolher uma corretora, diversos fatores importantes devem ser levados em consideração, como a taxa de corretagem cobrada, facilidade de uso do home broker, do site e do aplicativo, disponibilização de relatórios sobre investimentos e sobre imposto de renda, entre outros.

    Para um iniciante que está apenas aprendendo como investir em ações, principalmente para os que irão começar com pouco, eu recomendo uma corretora com taxa zero, já que as mesmas podem corroer o seu resultado.

    Para abrir a sua conta é muito simples, bastando apenas você enviar alguns documentos de identificação para a corretora e preencher alguns cadastros.

    Assim que sua conta estiver aberta você poderá enviar dinheiro pra ela através de DOCs ou TEDs e começar a investir através do Home Broker.

    6. Escolha suas ações e monte uma carteira diversificada

    Agora que você já possui uma conta criada em uma corretora e uma boa estratégia de investimentos definida, basta você escolher as ações que farão parte da sua carteira e começar a aportar o dinheiro.

    Lembre-se, existem diferentes formas de se analisar e escolher as ações que você pretende ter em carteira. Eu recomendo olhar a nossa seção sobre como analisar e escolher as melhores ações para a sua carteira.

    7. Continue Investindo

    Este parece um passo obvio mas muitas pessoas que estão começando a aprender a como investir em ações desistem do mercado depois de um breve período de tempo por não ter obtido o resultado esperado.

    É importante perceber que no curto prazo tudo pode acontecer pois o mercado de ações é um ambiente volátil. Mas não se preocupe, se você seguir uma boa estratégia a tendência é que obtenha bons resultados no longo prazo.

    Não desanime caso a sua carteira de investimentos tenha um desempenho ruim nos primeiros meses ou até mesmo no primeiro ano. Se você continuar investindo todos os meses em boas empresas pode ter certeza que no futuro você será recompensado.

    Como Funciona o Imposto de Renda Relativo ao Investimento em Ações

    Imposto de Renda no Investimento em ações

    Se você é um investidor que está aprendendo como investir em ações é melhor ficar atento ao imposto de renda, já que é necessário declarar o seu investimento em ações mesmo que sua renda tributável não atinja o mínimo solicitado pelo leão.

    Em realidade, qualquer pessoa que tenha comprado ações em qualquer quantia no ano anterior ao ano da declaração terá que declarar que possui este investimento.

    Por exemplo: se você investiu qualquer quantia de dinheiro em ações durante o ano de 2020, terá que declarar os investimentos relativos a esse ano na declaração de imposto de renda no ano de 2021.

    É importante notar aqui que o imposto de renda referente a posse de ações pode mudar de acordo com a modalidade de investimento que você pratica, então abaixo nós daremos uma explicação de como esta declaração deverá de dar para cada modalidade

    Imposto de Renda para operações Day Trade

    Caso você tenha comprado e vendido ações durante o mesmo dia (Day Trade) você terá que pagar um imposto de renda de 20% sobre o lucro desta operação. É responsabilidade do Trader fazer o cálculo do lucro e emitir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) até o último dia útil do mês seguinte ao que realizou a venda que gerou um ganho.

    Caso você tenha tido prejuízo em determinada operação, não precisa se preocupar, você não terá que pagar imposto de renda. Inclusive, os prejuízos podem ser compensados e abatidos na hora de apurar os seus resultados.

    Imposto de Renda para operações Swing Trade / Buy & Hold

    Caso você tenha comprado uma ação em uma data e a vendido em outra data diferente, a alíquota de imposto de renda será de 15%.

    Vale notar aqui que há um benefício fiscal para as pessoas que investem em ações fora da modalidade de Day Trade. Caso você venda menos de R$ 20 mil em ações em determinado mês (somente válido se você não comprou e vendeu a ação no mesmo dia) você é isento ao imposto de renda.

    Além disso, essa isenção é válida para todos os meses. Ou seja, todo mês caso você veja necessidade, poderá estar vendendo ações até a quantia máxima de R$ 20 mil sem pagar nenhum imposto.

    Mas lembre-se, mesmo não tendo que pagar o imposto sobre a venda das ações você ainda terá que declarar as mesmas no seu imposto de renda na aba Bens e Direitos, assim como deverá declarar todos os proventos (Dividendos/Juros Sobre o Capital Próprio) advindos do investimento também.

    Como pagar o Imposto de Renda

    Para realizar o pagamento será necessário acessar o site da Receita Federal e gerar uma DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) até o último dia útil do mês seguinte a operação realizada.

    Vantagens e Riscos de Investir no Mercado de Ações

    Historicamente, o mercado de ações entregou retornos generosos para os investidores.

    Mas ao mesmo tempo, também apresentou momentos de queda, apresentando aos investidores tanto a possibilidade de lucro como o de prejuízo. Abaixo, apresentaremos algumas das vantagens e desvantagens deste mercado para os que estão aprendendo como investir em ações.

    Vantagens de se Investir no Mercado de Ações

     

    Ventagens de Investir no mercado de ações

    1. Probabilidade de maiores retornos no longo prazo

    O investimento no mercado de ações tem o potencial de gerar grandes retornos no longo prazo quando comparado com outras alternativas de investimento em renda fixa, como o Tesouro Direto ou a Poupança por exemplo.

    2. Aquisição de participação em empresas listadas

    Investir no mercado acionário é uma das formas mais fáceis de se tornar sócio das grandes companhias da economia brasileira.

    Você já ouviu falar na Vale? Itaú? Ambev? Petrobrás?

    Se você quiser se tornar sócio e compartilhar lucro com qualquer uma dessas, ou muitas outras empresas você pode facilmente investir o seu dinheiro nelas, mesmo que seja pouco.

    3. Obtenção de renda através de proventos (Dividendos e Juros sobre o Capital Próprio)

    Muitas das empresas listadas na bolsa realizam uma distribuição anual de parte de seus lucros. Esta distribuição de lucro por parte das empresas pode ser dado através do pagamento de dividendos ou de Juros sobre o Capital Próprio.

    Se você gosta de renda passiva, investir em ações pode ser uma ótima opção de investimento.

    4. Proteção conta a inflação

    Investir em ações pode te ajudar a permanecer a frente da inflação. Isto acontece porque as ações fazem parte da economia real e possuem os seus produtos e serviços sendo vendido no mercado.

    Com isso, quando um aumento generalizado dos preços acontece este aumento também é refletido nas vendas das companhias o que fazos seus resultados aumentarem, garantindo que você permaneça a frente da inflação.

    5. Facilidade de compra

    O mercado de ações é muito acessível. É muito simples abrir conta em uma corretora e começar a negociar as ações online.

    Além disso, este é um mercado muito líquido, então o que não falta é oferta de ações para comprar

    6. Facilidade de venda

    O mercado de ações permite que você venda as suas empresas em qualquer dia útil. Com isso, se você quiser se desfazer de sua posições você simplesmente precisará abrir o Home Broker e vendê-la a alguém interessado.

    7. Você pode começar com pouco dinheiro

    O preço de uma ações pode varias de poucos reais a até centenas de reais. No Brasil, as negociações ocorrem em lotes de 100 ações, mas também é possível comprar empresas no mercado fracionário.

    No Mercado fracionário você pode comprar uma empresa de cada vez, então mesmo com o valor de 10 reais você já poderá começar a investir em empresas!

    Desvantagens de se Investir no Mercado de Ações
    Desvantagens de Investir no mercado de Ações
    1. Risco de perda do capital investido

    Ação é um investimento em renda variável, ou seja, você não possui nenhuma garantia de retorno.

    Caso você invista em uma empresa e ela vai a falência no ano seguinte você corre o risco de perder todo o seu capital investido.

    É por isso que é de suma importância que você analise as suas empresas com cuidado antes de investir (ou contrate alguém que analise para você).

    2. Montanha russa emocional

    Ação é um investimento com alta volatilidade. Você realiza o investimento hoje e amanhã pode ver o seu investimento cair 10% do dia pra noite, e logo depois, no próximo dia, subir 30%.

    Lembre-se, no curto prazo qualquer coisa pode acontecer no mercado acionário, mas no longo prazo, as cotações tendem a seguir o lucro das empresas e as ações tendem a se valorizar.

    3. É necessário um investimento de tempo

    Não é do dia para a noite que você saberá o que está fazendo neste mercado.

    Para se tornar um bom investidor é necessário aplicar tempo, começar com pouco e ir ganhando experiência.

    Certifique-se de não investir em uma empresa sem conhecê-la antes, este é o segredo para perder dinheiro.

    Principais Dúvidas dos Investidores Iniciantes

    É Possível Investir com Pouco Dinheiro? Valor Mínimo para Investir em Ações

    Investir com Pouco Dinheiro - Capa

    Um dos principais equívocos do brasileiro é pensar que para você aprender como investir em ações e adentrar este mercado é necessário ser rico. Isso não é verdade! Qualquer um pode investir nesse mercado, mesmo com pouco dinheiro.

    O preço de uma ação pode variar de poucos reais até centenas de reais, mas é importante notar que na bolsa brasileira as empresas são negociadas em um lote mínimo de 100 ações.

    Caso você queira investir em uma empresa que cada ação custe R$ 30 seria necessário R$ 3.000,00 disponíveis. Para uma ação de R$ 100, seria necessário R$ 10.000,00 disponíveis. E assim em diante.

    Mas não se preocupe, é totalmente possível comprar apenas 1 ação também se você desejar, no mercado fracionário.

    A única coisa que você precisa fazer é digitar o código da empresa com um F no final.

    Como por exemplo: a empresa ITUB4 no mercado fracionário seria negociado como ITUB4F.

    Com isso, podemos definir que caso você queira virar sócio de alguma companhia, com poucos reais você já poderá começar.

    O Que são Ações Fracionárias? Vale a Pena Investir?

    Mercado Fracionário - Capa

    Ações fracionárias são basicamente ações que são vendidas de forma individual, sem um lote mínimo.

    Na B3 as ações são vendidas em um lote de 100. Ou seja, para você realizar uma compra de uma empresa será necessário multiplicar o preço dela por 100…

    Para adquirir uma empresa que custe R$ 10 será necessário ter disponível R$ 1.000, para adquirir uma empresa que custe R$ 80 será necessário R$ 8.000. E assim em diante.

    Para tornar o mercado mais acessível para o investidor individual e para os que estão começando a aprender como investir em ações, as ações fracionárias foram disponibilizadas, bastando apenas adicionar um “F” no final do Ticker da empresa.

    Por exemplo: a empresa “ABEV3” no mercado fracionário será negociada como “ABEV3F”.

    É importante notar que investindo em uma ação fracionária você possui todos os direitos que teria ao investir em um lote comum de 100 ações, então pode investir sem medo!

    Em qual ticker é melhor investir? Final 3, 4 ou 11?

    Qual Ticker Investir - Capa

    Este é um debate incessante no mercado financeiro. O de se realmente você deveria estar dando preferencia a um ticker de ação em detrimento de outro.

    Nesta seção, primeiro eu apresentarei os principais argumentos encontrados no mercado e depois darei a minha opinião sobre o assunto.

    No primeiro lado, existem defensores ávidos do ticker 3, que faz referencia as ações ordinárias. Os mesmos afirmam que para ser sócio de uma companhia, apenas ações ON são válidas, já que somente as mesmas dão direito a voto e estas são as ações que os donos controladores da empresa possuem.

    Do outro lado, existem os que dizem que não faz muita diferença, já que como investidor individual você provavelmente nunca irá ter um capital grande o suficiente (muitas vezes bilhões de reais) para ter uma influência dentro da empresa com as ações ordinárias de qualquer forma.

    Estes dizem que você deve adquirir a ação mais líquida, ou até mesmo a que estiver mais barata, sem se importar muito com o tipo da ação, seja ela ON, PN ou UNIT.

    Opinião:

    Na prática, se você está aprendendo como investir em ações com um objetivo de se tornar um investidor de longo prazo, como regra de dedo pode ser preferível investir em ações ordinárias, já que desta forma você estará evitando possíveis diluições caso a empresa decida converter todas suas ações para ON (já aconteceu no mercado).

    Além disso, apesar das ações PN terem preferencia na distribuição de dividendos, muitas vezes o que acontece é que estes dividendos que são recebidos a mais são precificados no preço da ação, fazendo a mesma se tornar mais cara do que a ação ON.

    Com isso,  no final o dividend Yield (rendimento em porcentagem dos proventos distribuidos da empresa sobre o preço da ação) das duas ações tendem a se tornar o mesmo de qualquer forma.

    Por fim, caso a empresa que você analisou e se identificou não possua liquidez nas ações ON, ou possua apenas PN/Units em circulação, não há nenhum problema em seguir em frente e investir nelas

    Categorias: Guias Completos

    Renan Ferreira

    Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.