O que é o Lucro Operacional?

O Lucro Operacional é uma métrica que mede o quanto uma empresa gera de lucro com suas operações, sem levar em conta a sua estrutura de capital (Dívidas e juros) e pagamentos de impostos.

Por não possuir juros e impostos em sua composição, este lucro também é muitas vezes chamado de EBIT (Earnings Before Interest and Taxes) ou LAJIR (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda), em português.

 

Lucro Operacional - Capa

Fórmula

Assim como o Lucro Bruto, ele pode ser encontrado dentro do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) de qualquer empresa.

Contudo, caso você não tenha a DRE em mãos, ele também pode ser encontrado utilizando-se a fórmula abaixo:

Lucro Operacional = Receitas – CPV (Custo de Produto Vendido – Despesas operacionais – Depreciação – Amortização

Caso queira calculá-lo a partir do lucro líquido utilize a fórmula abaixo:

Lucro Operacional = Lucro Líquido + Juros + Impostos

Entendendo o Lucro Operacional

Este lucro serve como um indicador muito preciso da rentabilidade e da eficiência de um negócio, já que retira todos os fatores alheios a operação de seu cálculo, não levando em conta os juros e nem impostos.

Portanto, quanto mais alto este lucro for em uma empresa, melhor ela é em entregar eficiência e rentabilidade no dia a dia de suas operações.

Muitos gerentes e administradores utilizam essa métrica para avaliar o quão bem estão controlando os custos da sua empresa. Já que, os salários, alugueis, preço de materiais e muitas outras coisas estão diretamente relacionadas com este lucro, e os mesmos podem ser controlados pela gerência.

Categorias: Ações

Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.