O que é o Preço/Lucro (P/L)
Do inglês, Price/Earnings (P/E), o Preço/Lucro (P/L) é um indicador amplamente utilizado por investidores ao longo do processo de Valuation de uma empresa para avaliar o preço de sua ação relativo ao seu lucro líquido.
Ele busca informar o quanto o mercado está disposto a pagar por cada unidade de lucro liquido que uma empresa realiza em determinado período.
Entendendo o Indicador Preço/Lucro
Este indicador pode ser interpretado da seguinte forma:
Quanto menor o seu resultado for, menos os investidores estão dispostos a pagar por estes lucros, significando que a empresa pode estar descontada em relação aos mesmos.
Quanto maior ele for, mais os investidores estão dispostos a pagar pelos lucros da companhia, significando que a empresa pode estar supervalorizada ou possuir uma grande qualidade de resultados.
Uma outra interpretação para o resultado do P/L, entretanto, pode ser vista como o número de anos em que uma empresa irá devolver o capital investido em suas ações com o seu lucro liquido gerado.
Se uma empresa possui um P/L de 20, por exemplo, o dinheiro investido nela seria devolvido em 20 anos através dos lucros (caso a empresa distribuísse 100% dos mesmos).
Fórmula
O indicador Preço/Lucro pode ser calculado através da formula abaixo:
Preço/Lucro = Preço por Ação / Lucro por Ação
ou
Preço/Lucro = Market Cap / Lucro Líquido
Como utilizar o Indicador Preço/Lucro (P/L) em uma análise
Olhar para o P/L de uma ação isoladamente a princípio não te dirá muito sobre a empresa.
Para poder tirar proveito deste indicador é recomendável que o analista compare o P/L com o histórico passado de P/L desta mesma empresa, ou então com o P/L de outras empresas do mesmo setor.
Muitas vezes é pensado que um P/L baixo é vantajoso, pois estaríamos pagando mais barato pela empresa e o investimento realizado seria revisto em menos tempo.
Apesar destes argumentos serem verdadeiros, nem sempre um P/L baixo significa um melhor investimento.
Já que, um P/L alto, por exemplo, também significa que os investidores tem maiores expectativas sobre esta empresa, significando que eles esperam maiores ganhos no futuro e também esperam que determinada ação terá maior crescimento.
Além disso, um P/L alto pode significar que uma empresa tem grande resiliência, o que pode ser visto como um sinônimo de qualidade.
Por exemplo, imagine uma empresa que possui resultados bons e consistentes ao longo dos anos.
Imagine também que esta empresa realiza pagamento constantes de dividendos e possui uma boa governança corporativa.
Naturalmente, o P/L desta empresa será alto, porque um maior número de investidores irá buscar essa empresa em ordem de colher os frutos dessa qualidade.
Limitações do Indicador Preço/Lucro
Embora seja um dos indicadores mais utilizados pelos investidores, o P/L possui as suas limitações, e as mesmas devem ser levadas em conta no momento de realizar um investimento.
Abaixo encontraremos algumas dessas limitações:
- Empresas que não são lucrativas, ou seja, que não possuem um lucro positivo
Tais empresas representam um desafio ao ter o seu P/L calculado, pois o resultado obviamente será negativo.
Opiniões variam em como lidar com isso.
Alguns o calculam e simplesmente dizem que o P/L é negativo.
Outros apenas representam esse P/L como 0.
E boa parte das pessoas apenas dizem que o P/L desta empresa não existe ou não pode ser interpretado até que esta empresa se torne lucrativa…
- Empresas de Diferentes setores
Uma outra limitação primaria deste indicador se dá ao comparar empresas diferentes, sem ser do mesmo setor.
O Valuation e taxas de crescimento são consideravelmente diferentes entre setores, devido as formas diferentes em que essas empresas ganham dinheiro, e também devido ao período de tempo em que elas ganham esse dinheiro, causando assim uma impossibilidade na utilização do indicador…
- Cálculo durante volatilidade alta do mercado
Outro problema seria encontrado ao tentar calcular o P/L de uma empresa em meio a um mercado altamente volátil, o que poderia totalmente desajustar o indicador no curto prazo pois seu preço sofreria grandes variações.