O que é o Preço/Lucro (P/L)

Do inglês, Price/Earnings (P/E), o Preço/Lucro (P/L) é um indicador amplamente utilizado por investidores ao longo do processo de Valuation de uma empresa para avaliar o preço de sua ação relativo ao seu lucro líquido.

Ele busca informar o quanto o mercado está disposto a pagar por cada unidade de lucro liquido que uma empresa realiza em determinado período.

 

Preço/Lucro - Capa

Entendendo o Indicador Preço/Lucro

Este indicador pode ser interpretado da seguinte forma:

Quanto menor o seu resultado for, menos os investidores estão dispostos a pagar por estes lucros, significando que a empresa pode estar descontada em relação aos mesmos.

Quanto maior ele for, mais os investidores estão dispostos a pagar pelos lucros da companhia, significando que a empresa pode estar supervalorizada ou possuir uma grande qualidade de resultados.

Uma outra interpretação para o resultado do  P/L, entretanto, pode ser vista como o número de anos em que uma empresa irá devolver o capital investido em suas ações com o seu lucro liquido gerado.

Se uma empresa possui um P/L de 20, por exemplo, o dinheiro investido nela seria devolvido em 20 anos através dos lucros (caso a empresa distribuísse 100% dos mesmos).

Fórmula

O indicador Preço/Lucro pode ser calculado através da formula abaixo:

Preço/Lucro = Preço por Ação / Lucro por Ação

ou

Preço/Lucro = Market Cap / Lucro Líquido

 

Como utilizar o Indicador Preço/Lucro (P/L) em uma análise

Olhar para o P/L de uma ação isoladamente a princípio não te dirá muito sobre a empresa.

Para poder tirar proveito deste indicador é recomendável que o analista compare o P/L com o histórico passado de P/L desta mesma empresa, ou então com o P/L de outras empresas do mesmo setor.

Muitas vezes é pensado que um P/L baixo é vantajoso, pois estaríamos pagando mais barato pela empresa e o investimento realizado seria revisto em menos tempo.

Apesar destes argumentos serem verdadeiros, nem sempre um P/L baixo significa um melhor investimento.

Já que, um P/L alto, por exemplo, também significa que os investidores tem maiores expectativas sobre esta empresa, significando que eles esperam maiores ganhos no futuro e também esperam que determinada ação terá maior crescimento.

Além disso, um P/L alto pode significar que uma empresa tem grande resiliência, o que pode ser visto como um sinônimo de qualidade.

Por exemplo, imagine uma empresa que possui resultados bons e consistentes ao longo dos anos.

Imagine também que esta empresa realiza pagamento constantes de dividendos e possui uma boa governança corporativa.

Naturalmente, o P/L desta empresa será alto, porque um maior número de investidores irá buscar essa empresa em ordem de colher os frutos dessa qualidade.

Limitações do Indicador Preço/Lucro

Embora seja um dos indicadores mais utilizados pelos investidores, o P/L possui as suas limitações, e as mesmas devem ser levadas em conta no momento de realizar um investimento.

Abaixo encontraremos algumas dessas limitações:

  • Empresas que não são lucrativas, ou seja, que não possuem um lucro positivo

Tais empresas representam um desafio ao ter o seu P/L calculado, pois o resultado obviamente será negativo.

Opiniões variam em como lidar com isso.

Alguns o calculam e simplesmente dizem que o P/L é negativo.

Outros apenas representam esse P/L como 0.

E boa parte das pessoas apenas dizem que o P/L desta empresa não existe ou não pode ser interpretado até que esta empresa se torne lucrativa…

 

  • Empresas de Diferentes setores

Uma outra limitação primaria deste indicador se dá ao comparar empresas diferentes, sem ser do mesmo setor.

O Valuation e taxas de crescimento são consideravelmente diferentes entre setores, devido as formas diferentes em que essas empresas ganham dinheiro, e também devido ao período de tempo em que elas ganham esse dinheiro, causando assim uma impossibilidade na utilização do indicador…

 

  • Cálculo durante volatilidade alta do mercado

Outro problema seria encontrado ao tentar calcular o P/L de uma empresa em meio a um mercado altamente volátil, o que poderia totalmente desajustar o indicador no curto prazo pois seu preço sofreria grandes variações.

 

Categorias: Ações

Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.