O Que é o ROIC?

O ROIC, que pode ser traduzido como Retorno sobre o Capital Investido, é uma métrica de lucratividade de um negócio. Ele serve para medir o quanto de retorno foi obtido para cada real investido pelos provedores de capital (credores e sócios) da empresa.

 

ROIC - Capa

Entendendo o ROIC

O ROIC é um indicador de lucratividade que mede o quanto de retorno uma empresa obteve sobre o capital investido. Com isto em mente, para se entender de forma satisfatória esta métrica é necessário também entender os tipos diferentes de capital que uma empresa pode possuir em sua estrutura.

Estes tipos diferentes de capital podem ser dividido em duas categorias: o capital próprio e o capital de terceiros.

Fontes de capital de uma empresa

O capital próprio é todo o dinheiro que foi aportado na empresa através de seus sócios, assim como o conjunto de lucros/prejuízos que foram gerados pela empresa ao longo do tempo (os lucros que a empresa gera acrescenta o capital próprio, já que o mesmo é pertencente aos sócios, enquanto que o prejuízo o diminui).

Esta fonte de recursos pode ser encontrada no Patrimônio Líquido, em seu balanço patrimonial.

 

Já o capital de terceiros pode ser entendido como a dívida que a empresa possui com terceiros.

Ou seja, é o dinheiro que foi investido pelos credores em troca do recebimento ou não de juros ao longo do tempo. Este capital pode ser encontrado no passivo circulante e no passivo não circulante do balanço patrimonial.

Importante notar que no calculo do ROIC apenas é considerado o passivo oneroso da empresa, portanto o passivo não oneroso deve ser desconsiderado.

O passivo oneroso pode ser visto como os empréstimos levantados com bancos, financiamentos e também o dinheiro levantado através da emissão de debêntures.

Já o passivo não oneroso é aquele capital que a empresa prometeu pagar em uma data futura sem o o incorrimento de juros. Exemplos de passivos não onerosos são as dívidas com os fornecedores e o pagamento de salários.

Simples, não? Agora que aprendemos sobre as formas que o capital investido pode ser composto fica mais fácil entender o significado do ROIC e como ele é calculado.

Fórmula

Tendo entendido os tipos de capital que uma empresa possui investido nós podemos chegar na fórmula que irá nos trazer o retorno obtido sobre estas duas categorias de investimento.

A fórmula do ROIC pode ser vista como:

Fórmula ROIC

Onde:

NOPAT (Net Operating Profit After Taxes):

É o lucro operacional que uma empresa possui após ter sido descontado os impostos. Esta não é uma métrica padrão, portanto não será encontrada nas demonstrações financeiras das empresas, tendo então que ser calculada através da fórmula apresentada abaixo:

NOPAT = Lucro Operacional (EBIT) x (1-t)

ou

NOPAT = Lucro Líquido + Despesas com Juros x (1-t)

Onde:

t = impostos.

O NOPAT é utilizado como numerador do ROIC pois com o desconto dos impostos é possível verificar o lucro que a empresa obteve em certo período que pertenceria somente ao acionista e ao credor, excluindo o dinheiro devido ao governo.

Capital Investido:

É todo o dinheiro que foi investido na empresa diretamente pelos sócios e pelos credores. Assim como o NOPAT este não é um componente padrão encontrado nas demonstrações financeiras, porém o mesmo pode ser calculado com a seguinte fórmula:

Capital Investido = Dívidas (Carregadoras de juros) + Capital Próprio

No caso do cálculo do Capital Investido o valor contábil da dívida e do capital próprio é o mais apropriado a ser utilizado, ao invés do valor de mercado. Isto acontece pois ele evidencia o dinheiro que foi efetivamente investido.

Se fosse utilizado o valor de mercado, para empresas de alto crescimento por exemplo, o valor do capital próprio da empresa poderia disparar, o que tornaria o resultado deste indicador um tanto enganador.

Exemplo de Cálculo do ROIC

Nós utilizaremos como base para este exemplo os dados da empresa Renner referente ao ano de 2019. Estes dados podem ser encontrados no site de relacionamento com o investidor da empresa.

A primeira coisa a ser realizada em ordem de calcular o ROIC é encontrar as dívidas que a empresa possui em seu capital. Analisando as demonstrações contábeis da Renner foi encontrado as seguintes linhas:

Dividas Empresa Renner - Cálculo ROIC

Se somarmos então todos esses financiamentos e empréstimos que a empresa realizou chegaremos em sua dívida bruta.

Com isto em mãos, necessitaremos apenas somar esse valor com o seu Patrimônio Líquido total que chegaremos então no Capital Investido:

Capital Investido da Empresa Renner - 2019

Muito bem. Agora que calculamos o capital investido da empresa precisamos encontrar o seu Lucro Operacional, que deverá ser achado no DRE da empresa, para então sermos capazes de retirar os impostos devidos e chegarmos no NOPAT.

Importante notar que a Alíquota de Impostos Efetiva da empresa a ser utilizado no cálculo do NOPAT normalmente é dada pela própria empresa. No caso da Renner o valor no ano de 2019 foi de 27,30%.

Cálculo NOPAT Renner

Agora com todo o trabalho duro realizado, precisamos apenas dividir o NOPAT pelo Capital Investido da empresa e encontraremos o seu ROIC do período. O valor que encontramos foi de 19%.

ROIC Empresa Renner

Agora, este valor é bom ou ruim? Difícil saber, caso este valor seja analisado isoladamente. Para ter uma boa ideia se qualquer indicador de certa empresa é satisfatório ou não é necessário compará-lo com os indicadores de empresas parecidas do mesmo setor.

Ou até mesmo compará-lo com sua série histórica, e assim ter uma ideia de sua evolução ao longo do tempo.

Relação com o WACC

A WACC, ou em português, CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital) é o valor mínimo de retorno em que os investidores estão dispostos a emprestar dinheiro para uma empresa. Ou seja, se ela deseja realizar algum projeto, este será o custo do dinheiro que será utilizado caso seja usado capital próprio e de terceiros.

Sabendo que o ROIC é o retorno obtido pelo dinheiro emprestado por acionistas e pelos credores, e que o WACC é o custo do dinheiro que foi tomado pelos acionistas e pelos credores, podemos determinar se esta empresa está tendo um lucro econômico (lucro obtido levando em conta o custo de oportunidade) ou não.

O Economic Value Added é um indicador que possui como componentes o ROIC e o WACC, sendo este utilizado para calcular exatamente isso.

Limitações

Uma limitação deste indicador advém da sua complexidade de cálculo. Existem muitas formas diferentes de calculá-lo, o que leva a muitas pessoas a calculá-lo de maneira diferente, o que leva a muitos resultados diferentes.

Por exemplo, existem analistas que a modo de simplificar a maneira de calculo simplesmente utilizam todo o passivo da empresa somado com o patrimônio líquido para o cálculo do capital investido.

Além disso, existem muitas pessoas que utilizam o lucro líquido (subtraindo os dividendos) como numerador da métrica ao invés do NOPAT.

Levando isto em conta, ao ver esta métrica sendo utilizada, sempre tenha certeza de como ela foi calculada para te certeza se está “comparando bananas com bananas” em sua tomada de decisão.

Categorias: Ações

Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.