O que é WACC (Weighted Average Cost of Capital)?

O WACC, conhecido em português como CMPC (Custo Medio Ponderado de Capital) é o custo de capital de uma empresa, onde, o capital de terceiros e o capital próprio é proporcionalmente ponderado de acordo com seu peso na estrutura de capital.

O WACC é amplamente utilizado no processo de Valuation como a taxa de desconto utilizada para encontrar o Valor Presente Líquido de uma empresa

 

WACC - Capa

Formula

O WACC pode ser calculado pela formula abaixo:

WACC

Onde:

CMPC = Custo Médio Ponderado de Capital;

Cp = Capital próprio;

Cto = Capital total;

Pp = Custo do capital próprio;

Ct = Capital de terceiros;

Pt = Custo do capital de terceiros;

TI =  Impostos.

Entendendo o WACC

O custo de capital é o custo que uma empresa terá que desembolsar para empreender algum projeto, em outras palavras, é o seu custo de financiamento ponderado.

O custo de capital de uma empresa pode ainda ser dividido em duas partes: capital próprio e capital de terceiros.

  • Custo de Capital de Terceiros

Tal fonte de capital é o custo que a empresa irá pagar, como seu próprio nome diz, a terceiros ao fazer empréstimos e ao emitir dívidas.

Esse tipo de levantamento de recursos possui um benefício fiscal que permite descontar o imposto de renda do custo pago, fazendo assim o seu valor final se tornar menor.

Esse tipo de financiamento é caracterizado por ser um tipo de fonte de recursos onde após um período de tempo estipulado a empresa terá de pagar de volta todos os recursos que foram obtidos com juros, de acordo com o combinado.

O Custo do Capital de Terceiros pode ser dado pela formula abaixo:

Cf = Ca * (1 – Ti)

Onde:

Cf = Custo final do capital de terceiros

Ca = Custo do capital de terceiros antes do imposto de renda

T = Impostos

  • Custo de Capital Próprio

Já esta fonte de recurso, por outro lado, se define como o valor mínimo que os acionistas de uma empresa irão esperar de retorno pelo dinheiro que foi investido.

Esse retorno pode ser definido pela equação do CAPM, onde o retorno exigido pelos acionistas será, portanto, o retorno dado pela taxa de juros livre de riscos acrescido de um prêmio de risco refletido pelo beta da empresa ou do setor.

 


Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.