O que é o Ciclo Financeiro

O Ciclo Financeiro é o período (medido em dias) entre o qual uma empresa desembolsa o dinheiro para o pagamento de seus fornecedores pelo estoque recebido e recebe o dinheiro de seus clientes proveniente de suas vendas.

Manter atenção neste ciclo irá auxiliar um gestor a monitorar e fortalecer as finanças e o fluxo de caixa de um negócio.

 

Ciclo Financeiro - Capa

Entendendo o Ciclo Financeiro

Comumente, o processo operacional dentro de uma empresa se dará da seguinte forma:

  1. Aquisição de estoques de um fornecedor
  2. Armazenamento do estoque;
  3. Venda do estoque para os clientes e emissão de faturamento com prazo em 30/60 dias;
  4. Pagamento dos fornecedores;
  5. Recolhimento do pagamento dos clientes.

O Ciclo Financeiro te ajuda a analisar este processo para determinada empresa e irá servir como um indicativo da sua posição de liquidez, apontando sua atenção para o que está ajudando ou prejudicando o seu fluxo de caixa.

Os 3 parâmetros PME (Prazo Médio de Estocagem), PMP (Prazo Médio de Pagamento) e PMR (Prazo Médio de Recebimento) são 3 variáveis encontradas ao longo do processo apresentado, e posteriormente serão apresentadas como parte do cálculo do ciclo financeiro da empresa.

Um gestor financeiro deve tomar controle destas variáveis para melhorar o fluxo de caixa da companhia. Com base em seus resultados, será possível descobrir em quais áreas será possível tomar ação imediata de melhoria.

É importante ter em mente que o Ciclo Financeiro é uma das várias medidas quantitativas que ajudam avaliar a eficiência da operação de um negócio e a sua gerência.

Uma tendência de ciclo financeiro em queda ao longo de múltiplos períodos é um bom sinal, enquanto que uma tendência de alta é um sinal de alerta que pode levar a mais investigação.

O Ciclo Financeiro se aplica somente a setores que possuem em sua operação o gerenciamento de estoques ou operações relacionadas.

Fórmula

Todos os componentes para o cálculo deste indicador são de fácil acesso nas demonstrações financeiras da empresa. Eles podem ser encontrados no balanço patrimonial e no demonstrativo de resultado do exercício.

O seu cálculo pode se dar da seguinte forma:

Ciclo Financeiro = PME (Prazo Médio de Pagamento) + PMR (Prazo Médio de Recebimento) – PMP (Prazo Médio de Pagamento)

Onde:

Prazo Médio de Estocagem (PME) = quantidade média de tempo que o estoque de uma empresa permanece armazenado em até ser vendido.

  • O PME pode ser encontrado através da seguinte fórmula:

Prazo médio de estocagem = 365 / Giro de Estoque

  • Giro de Estoque

Giro de Estoque = Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) / Estoque Médio

 

Prazo Médio de Recebimento (PMR) = quantidade média de tempo que a empresa leva para receber o dinheiro proveniente de suas vendas a crédito.

  • O PMR pode ser encontrado através da seguinte fórmula:

Prazo médio de recebimento = 365 / Giro de Contas a Receber

  • Giro de Contas a Receber

Giro de Contas a Receber = Vendas a Prazo / Média de Contas a Receber

 

Prazo Médio de Pagamento (PMP) = quantidade média de tempo que a empresa leva para realizar o pagamento a seus fornecedores.

  • O PMP pode ser encontrado através da seguinte fórmula:

Prazo médio de pagamento = 365 / Giro de Contas a Pagar

  • Giro de Contas a Receber

Giro de Contas a Receber = Custo das Mercadorias Vendidas / Média de Contas a Pagar

 

Em termos de interpretação podemos ter em mente que:

  • Quanto maior o Ciclo Financeiro, mais capital de giro você vai precisar para gerenciar suas operações.
  • Quanto menor o Ciclo Financeiro, mais maleável será o seu fluxo de caixa.

Idealmente, você deve ter como objetivo um resultado baixo para este indicador. Entretanto, o resultado alvo deve resultar de uma consideração balanceada das necessidades do fornecedor e do cliente.

Relação com o Ciclo Operacional

A fórmula do ciclo Financeiro possui 3 componentes, o PME, o PMR e por fim o PMP.

É importante notar que observando a fórmula deste indicador podemos perceber que os dois primeiros componentes são o que em realidade constituem o ciclo operacional.

Ciclo Operacional = PME + PMR

Com isso, a fórmula do Ciclo Financeiro também pode ser visto como o PMP subtraído do Ciclo Operacional, como apresentado abaixo:

Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional – PMP

Na imagem abaixo teremos uma apresentação mais clara da relação entre esses dois indicadores:

 

Ciclo Financeiro e Operacional

 

Exemplo de Cálculo do Ciclo Financeiro

Vamos supor que a empresa “A” possui um prazo médio de estocagem de 30 dias. Isto significa que o tempo que esta empresa leva desde a aquisição até a venda de seu estoque é de aproximadamente 1 mês.

Esta empresa tem uma politica de crédito estabelecida onde ela permite que seus clientes realizem o pagamento a prazo. Em média, o pagamento é feito em 15 dias.

Por fim, com a informação em mãos de que o pagamento aos fornecedores da empresa é feito em média em 45 dias, podemos calcular o Ciclo Financeiro da seguinte forma:

Ciclo Financeiro = PME + PMR – PMP

Ciclo Financeiro = 30 + 15 – 45

Ciclo Financeiro = 0 dias.

O que isto quer dizer?

Nesta caso, a empresa realiza o pagamento pelos estoques adquiridos na mesma data em que recebe o dinheiro da venda destes estoques aos seus clientes.

Este é um cenário muito positivo para a empresa, pois de certa forma pode ser entendido que ela não precisa investir dinheiro próprio para financiar suas operações, já que ela pode usar o próprio dinheiro dos clientes para pagar pelos estoques fornecidos.


Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.