O que é o Saldo de Tesouraria?

O Saldo de Tesouraria é uma das ferramentas de gestão de curto prazo utilizada juntamente com o Capital de Giro e a Necessidade de Capital de Giro para avaliar a saúde financeira de uma empresa.

A sua utilização irá demonstrar o quanto de folga uma companhia possui em recursos financeiros circulantes dentro do seu balanço patrimonial em relação a seus passivos financeiros circulantes.

 

Saldo de Tesouraria - Capa

Entendendo o Saldo de Tesouraria

Na imagem abaixo podemos observar que o passivo e o ativo circulante de uma empresa podem ser divididos entre financeiro e operacional. Abaixo encontramos uma breve diferença entre os dois:

Recursos Operacionais e Financeiros - Balanço Patrimonial

Recursos Financeiros: se refere aos ativos ou passivos em dinheiro ou moeda corrente que a empresa possui contabilizado.

Recursos Operacionais: se refere a recursos que a empresa possui em sua operação que se transformarão em recursos financeiros no futuro.

No artigo sobre a NCG apresentamos a sua formula como sendo a subtração do ativo circulante operacional do passivo circulante operacional.

O cálculo do Saldo de Tesouraria é muito semelhante ao mesmo, a única diferença sendo que desta vez estaremos utilizando os recursos financeiros como componentes ao invés dos operacionais.

Fórmula

O Saldo de Tesouraria pode ser calculado de duas formas diferentes de acordo com as formulas abaixo:

Saldo de Tesouraria = Ativo Circulante Financeiro – Passivo Circulante Financeiro

ou

Saldo de tesouraria = Capital de Giro – Necessidade de Capital de giro

O  resultado desta formula irá revelar qual é o montante de investimentos financeiros em giro que foi financiado pelo passivo financeiro (passivo oneroso) da empresa.

Quanto maior o seu resultado, melhor para a empresa pois irá demonstrar que ela depende menos de empréstimos e que é uma aplicadora de sobras de recursos.

Se o resultado desta formula é negativo significa que a empresa é tomadora de recursos e depende de capital de terceiros para sobreviver, o que não é o ideal, já que um cenário onde a empresa gera recursos através da sua atividade operacional se tornando autossustentável é preferível.

O Efeito Tesoura

Um saldo de tesouraria negativo é uma situação extremamente ruim do ponto de vista da administração do capital de giro, pois ele acaba desencadeando o efeito tesoura, que acontece quando a empresa precisa cada vez mais de capital de giro e o financia com empréstimos de curto prazo, passando a ter um saldo de tesouraria cada vez menor.

O nome do Efeito Tesoura vem da forma como as linhas do NCG (Necessidade de Capital de Giro – necessidade de curto prazo) e do CDG (Capital de Giro – Fonte de recursos advindo do longo prazo) plotados no gráfico ficam abertas, semelhante a uma tesoura.

Esta abertura representa a diferença na velocidade de crescimento dos dois.

Efeito Tesoura - Representação Gráfica

O gráfico acima é uma representação do Efeito Tesoura.

Neste exemplo fictício, o NGC vem crescendo a uma taxa constante maior do que o crescimento do Capital de giro, pois a empresa vem crescendo o seu faturamento e financiando este crescimento com empréstimos de curto prazo, tornando o Saldo de Tesouraria (CDG – NCG) negativo a partir do período 5.


Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.