O que é a NCG?

A Necessidade de Capital de Giro (NCG) representa um conceito que diz o quanto uma empresa necessita ter disponível em caixa ou outros ativos financeiros de curto prazo para que possa suprir suas necessidades correntes e dar seguimento em suas operações.

Em outras palavras, este é o mínimo de dinheiro que uma empresa precisa ter disponível em capital de giro para financiar o seu negócio.

 

NCG - Capa

Entendendo a NCG

Este indicador é muito importante dentro da gestão de curto prazo da operação de uma empresa e ele pode ser calculado através de dois métodos diferentes, cada um deles trazendo um formato de resultado.

Dito isto, é de extrema importância que o gestor de uma empresa domine a utilização de ambos os métodos, para que desta forma possa fazer uma administração adequada, munido de informações que irão ditar os passos futuro da operação.

Métodos de Cálculo:

O primeiro método é o calculo através do balanço patrimonial. Utilizando este método o resultado encontrado será uma representação da quantia em dinheiro que a empresa irá precisar ter disponível como capital de giro (ou a folga disponível).

Para entender a aplicação deste indicador, entretanto, é necessário primeiro entender a diferença entre os recursos financeiros e os operacionais que a empresa possui empregado em seu ativo/passivo circulante.

Recursos Operacionais e Financeiros - Balanço Patrimonial

Recursos Financeiros: se refere aos ativos ou passivos em dinheiro ou moeda corrente que a empresa possui contabilizado.

Recursos Operacionais: se refere a recursos que a empresa possui em sua operação que se transformarão em recursos financeiros no futuro.

A formula do NCG de acordo com esse método pode ser dada por:

NCG = Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional

Interpretação: o seu resultado demonstra o quanto de ativos operacionais em giro tiveram origem do passivo circulante operacional.

Ou seja, quando este resultado é positivo, isto significa que houve uma necessidade por capital de giro que não foi coberta pelo passivo circulante operacional, e sim pelo financeiro. Isto a princípio é ruim, pois a empresa precisou buscar dinheiro com o passivo circulante financeiro como bancos (passivos onerosos) para financiar a sua operação.

Já um resultado negativo, significa que todos os ativos operacionais foram supridos pelo financiamento advindo do passivo circulante operacional, que não é oneroso. Isto a principio é positivo e significa que a operação da empresa está sendo financiada pelos seus fornecedores.

Desta forma, como regra de bolso, quanto menor o resultado, melhor.

Se aplicarmos esta formula no balanço que temos apresentado acima, chegaremos no seguinte resultado:

NCG = 10,000. + 20,000 – 23000 – 13,000

NCG = – 6,000

Ou seja, a empresa deste exemplo não possui uma necessidade por capital de giro, já que sua operação está sendo financiada completamente pelo passivo circulante operacional.

Se este valor fosse positivo, isto significaria que a empresa não está conseguindo rapidamente transformar o seu ativo operacional em ativo financeiro a fim de pagar suas dívidas, necessitando portanto de recurso extra.

Neste exemplo dado, se o resultado da formula fosse positivo e a empresa possuísse menos que 6,000 em capital de giro, o seu Saldo de Tesouraria irá ser negativo.

 

  • Através do Ciclo Financeiro

Neste segundo método a NCG será calculada a partir do ciclo financeiro da empresa e o seu resultado final será dado em dias.

Pode ser pensado que um método complementa o outro.

Um dando o resultado em quantidade financeira do valor que será necessário manter em Capital de Giro, enquanto que o outro trará uma média dos dias em que esse dinheiro é mantido em caixa até ser necessário realizar o pagamento do seu passivo..

O cálculo da Necessidade do Capital de Giro através do ciclo financeiro pode ser dada por:

NCG = Prazo Médio de Recebimento – Prazo Médio de Pagamento

Onde:

Prazo Médio de Recebimento: prazo médio que uma empresa leva para receber o seu dinheiro após ter realizado uma venda. A partir das demonstrações financeiras da empresa nós conseguimos obter esse valor com a formula:

Prazo Médio de Recebimento - formula

Onde o giro de contas a receber pode ser obtido através da formula:

Giro de contas a receber - formula

 

Prazo Médio de Pagamento: prazo médio que uma empresa leva para pagar os seus fornecedores a partir do momento em que realiza uma compra. Assim como o prazo médio de recebimento, este valor pode ser obtido nas demonstrações financeiras da empresa a partir da formula:

Prazo médio de contas a pagar - formula

Enquanto que o giro de contas a pagar pode ser obtido através da formula:

Giro de Contas a Pagar - formula

Interpretação: se obtermos um resultado negativo para esta formula, assim como no outro método, isto indica que a empresa não possui necessidade de capital de giro, já que a mesma está sendo financiada pelos seus fornecedores.

Ou seja, a empresa realiza uma compra, vende seus produtos, e recebe o valor das vendas antes de ter que realizar o pagamento pelas compras feitas. O que é um cenário ideal.

Caso o resultado seja positivo, isto significa que a empresa precisa realizar o pagamento a seus fornecedores antes de receber dos seus clientes… Desta forma, irão precisar de um financiamento externo para pagar por suas operações.

Conclusão

A NCG é um conceito muito importante que não deve ser utilizado isoladamente, mas sim em conjunto com outros indicadores de gestão de curto prazo como o Capital de Giro e o Saldo de Tesouraria.

Muitas vezes este indicador não é corretamente interpretado pelas pessoas e isto pode ser um erro fatal, já que uma má gestão do capital de giro é uma das principais causas que fazem as empresas quebrarem dentro do mercado,

Com isto em mente, é essencial que os gestores e administradores entendam a forma correta de utilizar não somente este indicador, mas todos aqueles voltados a uma boa administração de curto prazo.


Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.