O que é o Ciclo Operacional
O Ciclo Operacional de uma empresa se refere ao prazo necessário em dias para que ela receba seu estoque, venda este estoque em sua operação e depois receba o pagamento por ele.
Em outras palavras, este é o tempo em que uma empresa leva para transformar o seu estoque em dinheiro.
Entendendo o Ciclo Operacional
O Ciclo Operacional é importante pois diz quanto tempo a empresa leva em média para obter, vender e receber pelo seu produto.
Em outras palavras, este é um indicador de eficiência, onde o cumprimento de seu resultado irá nos ajudar a entender o nível de liquidez e a utilização de ativos da empresa.
Um resultado pequeno para este indicador significa que a empresa possui um turnaround mais rápido em sua operação, será capaz de recuperar o seu investimento de uma forma mais ágil e assim terá dinheiro em mãos para cumprir suas obrigações, reduzindo a necessidade de financiamento externo.
Por outro lado, um resultado alto significa que a empresa precisará de um retorno maior sobre suas vendas para compensar pelo maior custo de oportunidade de seus fundos bloqueados em estoques e contas a receber.
Em relação a utilização, o ciclo operacional pode ser usado por analistas para avaliar empresas do mesmo setor ou para conduzir uma análise de tendência da performance de uma mesma empresa ao longo dos anos.
Este indicador pode ser utilizado também para saber o quanto de capital de giro uma empresa irá precisar para manter e crescer os seus negócios.
Fórmula
A fórmula do Ciclo Operacional é simples e todos os seus componentes podem ser facilmente encontrados no balanço patrimonial e na Demonstração de Resultados do Exercício.
A mesma pode ser compreendida como:
Ciclo Operacional = Prazo Médio de Estocagem (PME) + Prazo Médio de Recebimento (PMR)
Onde:
Prazo Médio de Estocagem (PME) = quantidade média de tempo que o estoque de uma empresa permanece armazenado até ser vendido.
- O PME pode ser encontrado através da seguinte fórmula:
Prazo médio de estocagem = 365 / Giro de Estoque
- Giro de Estoque
Giro de Estoque = Custo de Mercadorias Vendidas (CMV) / Estoque Médio
Prazo Médio de Recebimento (PMR) = quantidade média de tempo que a empresa leva para receber o dinheiro proveniente de suas vendas a crédito.
- O PMR pode ser encontrado através da seguinte fórmula:
Prazo médio de recebimento = 365 / Giro de Contas a Receber
- Giro de Contas a Receber
Giro de Contas a Receber = Vendas a Prazo / Média de Contas a Receber
Como pudemos perceber, a primeira parte da fórmula (PME) faz menção ao nível de estoque da empresa e avalia o quão rápido ela é capaz de processá-lo e vendê-lo.
Já a segunda porcão (PMR) trata da política de crédito e avalia em quanto tempo a empresa é capaz de coletar o dinheiro proveniente de suas vendas.
Uma empresa que possui um ciclo operacional alto pode reduzi-lo de duas formas:
- Atacando a primeira parcela da equação e acelerando as suas vendas/reduzindo o nível de estoque.
- Abordando a segunda parcela da equação e alterando a política de crédito da empresa, reduzindo o tempo necessário para coletar as contas a receber.
Exemplo de Cálculo do Ciclo Operacional
Suponha que a Empresa “A” possui um um Prazo Médio de Estocagem de 25 dias.
Está empresa possui ainda uma política de crédito que permite que seus clientes paguem parcelado. Ao calcular o Prazo Médio de Recebimento foi constatado que eles demoram em média 15 dias para receber o dinheiro de suas vendas.
Com essas informações em mãos, ao calcular o Ciclo Operacional desta empresa teremos:
Ciclo Operacional = PME + PMR
Ciclo Operacional = 25 + 15
Ciclo Operacional = 40
Com este resultado podemos perceber que a empresa “A” demora em média 40 dias para comprar matéria prima, processá-la em sua operação, vender e receber pela venda.