O que é o CFROI?
O Cash Flow Return on Investment (CFROI) é uma métrica de Valuation utilizada como uma proxy (aproximação) do retorno econômico médio de uma empresa em determinado período.
CFROI pode ser definido como a Taxa Interna de Retorno (TIR) de todos os projetos de uma empresa.
Esse modelo parte da premissa que o mercado de ações estabelece preços com base no fluxo de caixa e não nos lucros.
Entendendo o CFROI
Tipicamente, quando uma empresa empreende um novo projeto, tal como uma aquisição ou uma expansão em uma nova linha de negócio, ela prepara uma previsão econômica para este projeto, que leva em conta todas as saídas e entradas de caixa do mesmo durante o seu ciclo de vida.
Uma Taxa Interna de Retorno (TIR) pode então ser calculada com base neste fluxo de caixa e a partir deste momento ela poderá ser comparada com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA) da empresa, para ser decidido se este projeto terá seguimento ou não.
a HOLT Value Associates, uma unidade do Credit Suisse, criou com base neste conceito o CFROI, uma métrica que expande esta premissa, aplicando-a não meramente a um projeto específico mas para os projetos da empresa como um todo.
Assim como o TIR o CFROI é uma proxy do retorno econômico de uma empresa.
Para saber se uma empresa está criando riqueza econômica ou não, é necessário comparar o seu CFROI com o seu custo de capital (WACC), que também pode ser chamado de taxa de desconto da empresa.
Empresas que possuem um CFROI acima do seu custo de capital estão criando riqueza, enquanto que empresas que possuem um CFROI abaixo do seu custo de capital estão destruindo riqueza.
Empresas que possuem um CFROI menor que seu custo de capital devem focar em aumentar o retorno de seus investimentos e realizar o desinvestimento em ativos que performam mal.
Fórmula
Como pode ser visto, para se calcular este indicador , apenas é necessário dividir o fluxo de caixa operacional da empresa pelo capital empregado.
O Fluxo de Caixa Operacional pode ser encontrado na declaração de fluxo de caixa enquanto que o capital empregado pode ser calculado subtraindo o passivo circulante dos ativos totais.
O capital empregado pode ainda ser calculado somando o capital de giro da empresa com os seus ativos imobilizados. Todos esses valores sendo encontrados no balanço patrimonial.
Essa equação olha para a porcentagem de retorno sobre o capital empregado a empresa gera em dinheiro a cada ano.