O que é o CAPM?

Em português Modelo de Precificação de Ativos de Capital o CAPM é um modelo matemático de formação de preços que busca calcular o retorno exigido de ativos arriscados (tipicamente ações) tendo em consideração em seu cálculo o risco sistemático de mercado.

O retorno exigido encontrado pelo CAPM é tipicamente utilizado como custo de capital próprio de uma empresa.

 

CAPM - Capa

Entendendo o CAPM

O risco de mercado total incorrido sobre um investimento no mercado financeiro pode ser dividido em duas partes: diversificável e não diversificável.

O risco diversificável, também chamado de risco não sistemático, é aquele que pode ser diluído com a agregação de ativos a uma carteira.

Por exemplo: na bolsa de valores, quanto mais ações de empresas uma carteira tiver e quanto mais baixa for a correlação dessas ações com o mercado, mais protegido essa carteira estará do risco não sistemático.

Essa relação pode ser vista na imagem abaixo:

capm

Como podemos ver acima, a partir do momento que uma carteira está devidamente diversificada, o único risco que será necessário se preocupar é com o risco sistemático, também chamado de risco não diversificável.

Este é o risco que o investidor corre de os ativos financeiros na bolsa de valores colapsarem como um todo, ou seja, é o próprio risco do mercado.

Para mensurar e gerenciar tal risco, foi criado o CAPM (desenvolvido por Sharpe e Litner, os quais também introduziram no modelo de Markowitz o ativo livre de risco), que irá dar uma noção de retorno exigido de um ativo com base neste risco.

Fórmula do CAPM

O CAPM é dado pela equação abaixo:

Onde:

Re = Retorno exigido;

Rf = Taxa de juros livre de riscos (renda fixa);

β = Coeficiente beta;

Rm = Retorno do mercado.

Assim sendo, com essa equação, é possível perceber a existência de dois componentes. A primeira refere-se a taxa de juros livre de risco, o componente de renda fixa. Já a segunda, faz referência ao prêmio de risco exigido pelo investidor.

Coeficiente Beta e o CAPM

Para se entender melhor o CAPM é necessário saber interpretar o coeficiente beta, que é um indicador que mede a sensibilidade de um ativo em relação ao comportamento de uma carteira que representa o mercado.

Deste modo, o que o coeficiente beta diz? Ele estará dizendo para cada variação de preço do mercado, qual seria em relação ao mesmo a variação de preço das ações da empresa.

Por exemplo: se o coeficiente beta de uma empresa for 1,5 significa que se o mercado variar 10% a empresa variará 15%.

Da mesma forma, se o coeficiente beta de determinada empresa for 0,5, significa que se o mercado varia em 20% a empresa variará em 10%.

Contudo, é importante notar que a variação do mercado geralmente é expressa pelo principal índice das bolsas de valores de determinado país que é a melhor proxy sobre o comportamento da economia do mesmo.


Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.