O que é o Valor Presente Líquido?
O Valor Presente Líquido (VPL) é a soma de todos os fluxos de caixa futuro de um investimento (positivo e negativo) trazido a valor presente
O VPL é utilizado no Orçamento de Capital para analisar a lucratividade de um projeto ou investimento.
A análise do VPL é uma forma intrinsica de Valuation e é amplamente utilizada no ramo de finanças e contabilidade para determinar um valor de um negócio, projeto, investimento e qualquer coisa que possuir um fluxo de caixa.
Entendendo o VPL
Dinheiro no presenta vale menos do que a mesma quantidade de dinheiro no futuro. Isto acontece devido a inflação, que corrói o valor do dinheiro ao longo do tempo, e dos ganhos que poderiam ter sido realizados em um investimento livre de risco.
Em outras palavras, 1 real ganho no futuro não vale o mesmo que o mesmo 1 real ganho hoje, e por isso, na formula do valor presente líquido existe uma taxa de desconto que irá nos ajudar a contabilizar quanto que este dinheiro no futuro valeria hoje.
Formula
Onde:
FC = Fluxo de caixa
i = Taxa de Desconto
t = período de tempo
Caso não esteja familiar com a notação acima apresentada, abaixo encontra-se uma alternativa de mais fácil entendimento:
Se o valor gerado por esta formula for positiva, significa que o projeto/investimento gerou valor no período apresentado.
Porém, se o resultado for negativo, significa que a taxa de retorno do projeto é menor que a taxa de desconto utilizada, a também chamada Taxa Mínima de atratividade (TMA).
O resultado negativo não necessariamente significa que será perdido dinheiro. Um lucro contábil pode ser constatado, porém, se a taxa de retorno do investimento é menor que a taxa de desconto utilizada é considerado que valor está sendo destruído.
Por exemplo, se um investimento proporcionar um retorno de 10% enquanto que o retorno exigido é de 15% nenhum dinheiro estará sendo perdido, mas economicamente há valor sendo destruído já que o mínimo aceitável era 15%
Limitações do VPL
Apesar de ser um método muito bom para realizar estimativas e de ser amplamente utilizado pela comunidade financeira, o VPL também possui as suas limitações e desvantagens, como pode ser visto abaixo:
A primeira limitação do VPL é que premissas precisam ser feitas. Dito isto, o Valor Presente Líquido será tão preciso quanto as informações sendo utilizadas e assumidas.
O analista precisa saber exatamente qual é a taxa de desconto, o tamanho de cada fluxo de caixa (ou a taxa de crescimento do fluxo de caixa ao longo do tempo), e quando esses fluxos de caixa irão ocorrer.
Em um projeto real podem haver gastos que não estavam previstos anteriormente conforme ele vai sendo executado, e isto somente pode ser observado uma vez que o projeto se inicia, o que torna uma previsão extremamente difícil de ser feita.
Com isto em mente, é importante notar que este modelo é extremamente sensível a mudanças em suas variáveis, portanto, pequenas mudanças na taxa de desconto e na taxa de crescimento podem causar os valores a mudar drasticamente.
Uma lista dos principais desafios do VPL pode ser visualizada abaixo:
- Muitas premissas tem que ser feitas
- Extrema sensibilidade a pequenas mudanças nas variáveis
- Assume uma taxa de desconto constante ao longo do tempo
- Dificuldade de capturar futuros benefícios/impactos do projeto/investimento
- Resultado final facilmente manipulável