O que são as Finanças Corporativas?

Finanças corporativas é o estudo em torno da tomada de decisão financeira por parte das empresas. Essa tomada de decisão se centra em torno de 3 áreas do gerenciamento financeiro:

  1. Orçamento de Capital: relacionado aos investimentos de longo prazo.
  2. Estrutura de Capital: relacionado ao financiamento de longo prazo.
  3. Gerenciamento do Capital de Giro: relacionado ao gerenciamento dos ativos de curto prazo.

 

Financas Corporativas - Capa

Entendendo as Finanças Corporativas

Fundamentalmente, finanças corporativas é uma disciplina que tenta responder as três perguntas abaixo:

  1. Quais investimentos de longo prazo devem ser empreendidos?
  2. Como a empresa irá se financiar para realizar estes investimentos? Irá utilizar capital próprio, ou capital de terceiros?
  3. Como a empresa irá organizar as suas operações de curto prazo? Que tipo de postura ela irá assumir em relação ao caixa e financiamento do capital de giro?

As Finanças Corporativas é uma disciplina criada para responder as 3 perguntas apontadas acima e isto é exatamente o que as suas 3 áreas se propõem a responder.

Abaixo encontra-se uma explicação mais detalhada de cada uma delas:

Orçamento de Capital

É o processo de planejar e e gerenciar os investimentos de longo prazo de uma organização.

Nesta área, tenta-se identificar oportunidades de investimento que valem mais para a firma do que o seu custo de oportunidade. Assim dizendo, isso significa que o fluxo de caixa resultante do investimento será maior do que a taxa mínima de atratividade da organização.

Avaliar o tamanho, timing e risco de um fluxo de caixa futuro é a essência do orçamento de capital. Em realidade, sempre que for feita uma tomada de decisão, esses fatores serão os mais importantes a ser considerados.

Estrutura de Capital

Se trata da forma que a firma obtém o financiamento de longo prazo que precisa para suportar os seus investimentos de longo prazo.

A estrutura de capital pode ser definida como mix de dívida de longo prazo e patrimônio líquido que uma empresa usa para financiar suas operações. Ela dirá qual porcentagem do fluxo de caixa da empresa irá para os credores e qual porcentagem irá para os acionistas.

Uma empresa possui muita flexibilidade ao escolher a sua estrutura de capital. A questão de se uma estrutura em particular é melhor do que qualquer outra é o coração do estudo da estrutura de capital.

Gerenciamento de Capital de Giro

O gerenciamento do capital de giro de uma empresa se trata do gerenciamento de seus ativos de curto prazo, como estoque, caixa e contas a receber.

Com o gerenciamento correto do capital de giro, uma empresa irá garantir que a ela possui capital o suficiente para manter as suas operações sem interrupções custosas.

Este gerenciamento define se a empresa irá realizar uma determinada compra em caixa ou crédito, se realizará vendas aos seus clientes a prazo ou não, como obterá seus financiamentos de curto prazo, entre outras questões.

O seu mal gerenciamento é uma das grandes causas pelas quais a empresas vão a falência no Brasil

 


Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.