O que é a Security Market Line?

Também conhecida em português como a Linha do Mercado de Títulos, a Security Market Line é uma linha plotada em um gráfico que serve como a representação gráfica do Capital Asset Princing Model (CAPM).

Em conjunto com o Valor Presente Líquido (VPL), este é um dos conceitos mais importantes em Finanças Corporativas.

 

Security Market Line - Capa

Entendendo a Security Market Line

Não confunda a SML com a Capital Market Line (CML), que é um termo similar porém diferente. A CML é uma representação gráfica de um portfólio com diferentes proporções do ativo livre de risco e de uma carteira de ativos arriscados (carteira de mercado), onde o eixo x é representado pelo desvio padrão.

A SML irá dizer graficamente qual é o retorno esperado no mercado para cada nível diferente de risco sistemático assumido, sendo este expressado no eixo das abscissas pelo beta de determinado ativo/carteira.

Gráfico da SML

Como pode ser visto no gráfico abaixo, a linha começa no encontro dos eixos das abscissas com o eixo das ordenadas, onde o risco é zero. O retorno neste patamar, porém, pode ser verificado como distinto de 0, já que como sabemos, na economia existe um ativo livre de risco, que por definição, possui um beta 0.

Security market line - representação grafica

O que pode ser extraído deste gráfico é que o retorno esperado de um ativo arriscado pode ser sumarizado em 3 componentes:

  1. A taxa do ativo livre de riscos;
  2. O prêmio de risco esperado ao se investir em ativos arriscados (Rm – Rf);
  3. O risco sistemático de um ativo relativo a média do mercado. (Coeficiente Beta).

Com isso, utilizando a SML nós podemos chegar a conclusão que o retorno esperado em um ativo de risco pode ser calculado pelo CAPM, com a formula dada abaixo:

E(Re) = Rf + B [E(Rm) – Rf]

Onde:

E(Re) = Retorno esperado

Rf = Retorno do ativo livre de risco

B = Beta

E(Rm) = Retorno esperado do mercado

Retorno esperado dos ativos

Quando possuímos uma carteira de investimentos que engloba todos os ativos sendo negociados no mercado, podemos dizer que essa carteira representa o próprio mercado, e por definição, ela terá um beta de 1.

O retorno esperado desta carteira será E(Rm), enquanto que o retorno esperado de qualquer ativo de renda variável, de acordo com o CAPM, irá depender do nível de risco que este ativo possui, quando comparado com o risco do mercado.

Porém, como pode ser visto no gráfico, existem no mercado ativos que possuirão, em algum momento, uma relação risco/retorno que os deixam fora da SML.

Isso é possível, pois o mercado financeiro não é 100% eficiente 100% do tempo. Pode ser entendido, quando tais casos ocorrerem, que qualquer ativo que esteja fora da SML estará performando acima ou abaixo do esperado pelo mercado, dado o seu risco.

Um ativo que está acima da Linha do Mercado de Títulos, por exemplo, estará portanto entregando um retorno maior do que o esperado para um nivel determinado de Beta, enquanto que um ativo que esteja abaixo da SML, estará entregando um retorno menor do que o esperado, dado o nível de risco tomado.

Inclinação da SML

Como no cálculo da inclinação de qualquer reta, a inclinação da SML pode ser dada pela divisão da variação dos eixos. O famoso the rise over the run.

Desta forma, a sua inclinação pode ser encontrada pela formula abaixo:

formula inclinação SML

Onde:

E(Rm) = Retorno esperado do mercado

Rf = Retorno do ativo livre de risco

B = Beta

A inclinação da Security Market Line pode ser configurada como o Índice Treynor. Ela estará dizendo exatamente quando retorno em excesso um ativo estará proporcionando por cada unidade de risco.


Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.