O que é a Análise DuPont?

A análise DuPont (também conhecida como a Identidade DuPont ou Sistema DuPont) é um modelo desenvolvido pela DuPont Corporation para decompor o ROE (Return on Equity) de uma organização, permitindo assim uma melhor compreensão da performance de uma empresa.

 

Análise Dupont - Capa

Entendendo a Análise DuPont

O ROE é um dos principais indicadores financeiros utilizados pelos investidores para medir o quão bem uma empresa está performando com a utilização do capital aportado pelos sócios.

Entretanto, é importante tomar cuidado pois muitas vezes o resultado deste indicador pode ser um tanto enganador, já que ele é susceptível a variáveis que podem aumentar o seu resultado ao mesmo tempo que também aumenta o seu risco da corporação.

Com a utilização da análise DuPont, é possível levar a interpretação do ROE a outro nível, sendo possível a partir de sua utilização compreender exatamente quais foram os drivers que levaram ao resultado encontrado do indicador.

Componentes da Análise DuPont

A ideia por trás desta análise é primariamente quebrar o ROE em 3 principais componentes: a margem líquida, o giro dos ativos e a alavancagem.

A relação entre esses 3 componentes pode ser encontrada abaixo:

Composição Análise DuPont

Como podemos ver na imagem acima a multiplicação da margem líquida da companhia pelo giro do ativo daria como resultado o ROA (Return on Assets).

Desta forma, em outras palavras o ROE pode ser encontrado multiplicando-se o ROA pela alavancagem da companhia (quando a mesma é representada pelo Multiplicador da Alavancagem Financeira (MAF) cuja fórmula é apresentada na imagem).

Abaixo encontramos uma breve descrição de cada um dos componentes:

  • Margem Líquida: a margem líquida é a porcentagem remanescente da receita da empresa depois de descontados todos os custos que a empresa apresentou em determinado  período, encontraremos entre eles: despesas operacionais, depreciação, juros, impostos etc… O tamanho desde indicador vai depender do setor em que a empresa está inserida, mas no geral, quanto maior ele for, mais eficiente a empresa está sendo com a geração de seus lucros.
  • Giro do Ativo: este indicador mede qual é o tamanho da receita que uma empresa obtém relativo a quantidade de ativos que possui. Ele serve para indicar o quão eficiente uma empresa está sendo com a utilização dos ativos que possui em seu balanço patrimonial.
  • Multiplicador da alavancagem Financeira (MAF): mostra qual é a representatividade das dívidas que a empresa possui em sua estrutura de capital. Por via de regra, quanto maior for este indicador, mais endividada a empresa estará. Muitas vezes este indicador também é chamado de Multiplicador do Patrimônio Líquido (MPL).

Pode-se notar, com este último componente da análise DuPont, que quanto mais endividada uma empresa estiver, maior será o seu ROE. Sobre isto, é importante ter em mente que adicionar alavancagem através de dívidas em uma estrutura de capital aumenta não somente o retorno da empresa, mas também o risco.

Uma empresa que aumenta o seu ROE consistentemente porém apenas através da contração de dívidas não necessariamente é um sinal bom, já que ela pode estar passando por um momento de dificuldade.

Derivação da Análise DuPont

Acima foi demonstrado como a análise DuPont funciona e foi mostrado todos os componentes que o compões. Porém, de onde saiu esse modelo?

Nesta seção iremos demonstrar como encontrar a fórmula da análise DuPont a partir do ROE:

 

ROE - Fórmula

Acima podemos encontrar a fórmula do indicador chave que estamos analisando.

Aqueles que possuem uma base sólida em matemática sabem que ao multiplicarmos um indicador tanto em seu numerador quanto no seu denominador pela mesma variável o seu valor se manterá.

Com isso, podemos multiplicar o ROE pelos ativos totais da companhia da forma que apresentamos abaixo sem alterar o valor final do ROE:

ROE Múltiplicado por Ativos

Rearranjando um pouco esta equação, nós chegaremos no seguinte resultado:

Análise Dupont - Fórmula com ROA

Agora, podemos decompor ainda mais a fórmula que possuímos acima para chegarmos no modelo final da análise DuPont. Para isto, precisaremos multiplicar esta fórmula tanto no numerador quando no denominador pelas Vendas da empresa.

Se fizermos isto, teremos o resultado abaixo:

ROE Multiplicado por Ativos e Vendas

Se reorganizarmos um pouco esta equação, chegaremos então no modelo da análise DuPont:

Fórmula

Fórmula da Análise DuPont

Com isso, nós sabemos exatamente como a decomposição da análise DuPont Funciona.

Como um último ponto a ser tocado neste processo, entraremos um pouco mais a fundo na decomposição deste modelo com uma pequena observação sobre o cálculo da Alavancagem Financeira, o MAF.

Como sabemos, eu seu numerador encontra-se a rubrica Ativos.Ao estudar contabilidade percebemos que está rubrica pode ser definida como a soma entre o capital de terceiros e o patrimônio Líquido da companhia.

Com isto em mente, é importante notar que a fórmula do MAF pode ser escrito da seguinte forma:

MAF - Fórmula intermediária

Ao realizar alguns ajustes teremos portanto:

Fórmula do MAF

Por fim, com esta última observação, se você encontrar a análise DuPont com a fórmula demonstrada acima, você saberá que se trata apenas de uma forma diferente de escrever a Alavancagem Financeira.

 


Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.