O que é a análise de crédito

Quando uma empresa vende bens e serviços a um cliente o pagamento pode ser feito em 3 momentos: antes da venda, no momento da venda, ou após a venda.

O momento 3 é onde a empresa concede crédito ao cliente.

Com isso, podemos enxergar o crédito como a habilidade de um cliente obter bens ou serviços antes do pagamento, baseado na confiança de que aquele pagamento será realizado no futuro.

Em finanças corporativas, os dispositivos e procedimentos para determinar qual cliente irá ou não pagar suas dívidas são chamados de análise de crédito.

Neste artigo iremos focar na análise de crédito para o modelo B2B (Business to Business).

 

Análise de Crédito - Capa

Entendendo a análise de crédito

No Brasil é muito comum as empresas concederem crédito a seus clientes com a famosa venda parcelada.

A análise de crédito foi criada para que as empresas possam decidir quais clientes irão ou não obter esta concessão de crédito.

Esta análise é importante, pois dar a possibilidade de um cliente realizar um pagamento no futuro cria um risco para a companhia deste cliente falhar em cumprir com suas obrigações.

Como resultado, cabe muitas vezes a companhia realizar uma avaliação de crédito que permitirá que  seus tomadores de decisão determinem uma exposição vantajosa em relação a concessão de crédito no que tange a relação risco/retorno.

Nós podemos definir que o objetivo de uma companhia com a análise de crédito, portanto, é o de reduzir riscos e minimizar perdas, permitindo que as empresas tomem decisões informadas sendo adequadamente recompensadas pelo risco tomado.

Como realizar uma análise de crédito

Na realização de uma análise de crédito duas abordagens podem ser utilizadas, ambas contendo grande importância na avaliação de um cliente.

As abordagens podem ser vistas como:

Abordagem Qualitativa

Abordagem que analisa de forma subjetiva os dados da companhia que não são relacionados  com os números.

A análise qualitativa consiste em realmente compreender o cliente e a indústria em que ele está inserido para que seja possível entender as forças e fraquezas do mesmo.

É importante entender aqui que tipo de produto ou serviço a companhia fornece, quem são os seus clientes, seus fornecedores, como é a governança corporativa etc…

Ferramentas para uma análise qualitativa

Abaixo veremos duas das principais ferramentas utilizadas no mercado para realizar a analise qualitativa de uma empresa.

É importante notar que o objetivo aqui é apenas apresentar brevemente as ferramentas, sem se aprofundar em sua utilização.

Matriz SWOT: ferramenta simples e muito utilizada em gestão empresarial para analisar as forças e fraquezas internas de uma empresa e também as suas oportunidades e ameaças encontradas em um ambiente externo.

As 5 Forças de Porter: modelo de análise criado para avaliar a competitividade e o ambiente de negócios de uma empresa. Esta ferramenta ajuda a entender o nível de lucratividade e de dificuldade de cada indústria a partir do estudo de 5 fatores.

As 5 forças de Porter a serem analisadas são:

  1. Rivalidade entre os concorrentes;
  2. Ameaça de novos produtos ou serviços;
  3. Poder de barganha dos fornecedores;
  4. Poder de barganha dos clientes;
  5. Ameaça de novos concorrentes/Barreira para a entrada de novos concorrentes.

Abordagem Quantitativa

Abordagem que analisa de forma objetiva os dados numéricos da companhia.

Uma análise quantitativa pode ser vista como a análise de indicadores a partir das principais demonstrações financeiras da companhia: Balanço Patrimonial, Demonstrativo do Fluxo de Caixa e o Demonstrativo de Resultado do Exercício.

Ferramentas para uma análise quantitativa

Abaixo encontram-se duas ferramentas que podem ser utilizadas para analisar as companhias com uma abordagem quantitativa.

Análise por múltiplos: consiste em uma analise através de uma série de indicadores financeiros que podem ser usados para determinar se uma empresa será uma boa pagadora ou não.

Indicadores de endividamento, de cobertura de juros, de liquidez e de eficiência podem ser essenciais nesta parte da análise. Neste link você encontrará uma introdução para indicadores em cada uma destas categorias.

Análise Vertical e Horizontal: se trata de uma análise que busca entender a evolução dos resultados de uma companhia ao longo do tempo e como funciona a dinâmica da operação de um negócio.

5 C’s de Crédito

Além das abordagens apresentadas acima, os 5 C’s de crédito também podem ser utilizados para estruturar a análise de crédito.

Esta estrutura possui 5 fatores básicos a serem avaliados em um cliente quando o assunto é conceder crédito.

Ao realizar uma análise desses 5 fatores será possível utilizar a duas abordagens demonstradas acima (qualitativa e quantitativa) a fim de construir uma imagem muito clara do perfil do cliente, consequentemente dando a possibilidade de determinar o risco da concessão de crédito.

Os 5 fatores essenciais de uma análise de crédito são os encontrados abaixo:

Caráter

Consiste na análise da disposição do cliente em cumprir com suas obrigações.

A análise do caráter envolve uma abordagem qualitativa do perfil da gerência da companhia, cabendo observar também o comportamento passado da empresa no que tange a quitação de dívidas.

Capacidade

Busca analisar o fluxo de caixa livre da companhia a fim de verificar se a mesma possui capacidade suficiente para arcar com o pagamento de determinada dívida.

Aqui cabe também analisar o quão suficiente este fluxo de caixa é para suprir as dívidas que a empresa já possui em seu balanço.

Capital

É muito comum que as empresas possuam dinheiro guardado em caixa por “n” motivos.

Este ponto da análise consiste em verificar o nível de liquidez da companhia de forma geral.

Colateral

Consiste em analisar os ativos que podem ser dados como garantia em troca da concessão de crédito. Muitas vezes as empresas exigem estes no momento de vender a prazo para determinado tipo de cliente.

Condições

Consiste em termos que a empresa pode impor no momento de conceder crédito a determinado cliente.

Por exemplo, uma empresa que estiver vendendo a prazo pode impor uma condição que caso o cliente passe de certo nível de endividamento no futuro ele será penalizado.

Obtenção de informações

Abaixo encontram-se as principais fontes de informações que podem ser utilizadas para a realização de uma análise de crédito:

  • Demonstrações financeiras: são os próprios relatórios contábeis criados e disponibilizados pela companhia. Podem ser encontrados no site de RI da mesma caso ela seja uma empresa aberta.
  • Relatórios de crédito: algumas empresas específicas no mercado oferecem o serviço de realizar e vender análises de crédito sobre outras empresas. Estas, como a Moody’s ou a S&P são chamadas empresas de credit rating. (No Brasil temos a Serasa oferecendo este serviço)
  • Histórico de pagamento do cliente na empresa: consiste simplesmente em analisar se determinado cliente vem ou não realizando os pagamentos de suas dívidas. Este seria um levantamento de informações internas.
  • Bancos: em algumas instâncias os bancos podem ser úteis em oferecer informações a seus clientes empresariais sobre a capacidade de crédito de outras empresas. É claro, respeitando o sigilo bancário.

Efeitos da política de crédito

Caso você seja um dono de empresa pensando em conceder crédito a seus clientes encontre abaixo alguns efeitos que a política de crédito possui sobre uma companhia:

Efeitos sobre a receita: com a concessão de crédito os clientes levarão mais tempo para pagar pelos produtos ou serviços fornecidos pela empresa, o que resultará em um atraso no seu fluxo de caixa.

Por outro lado, na modalidade de pagamento adiado a empresa pode optar por aumentar o preço de venda, e além disso ela poderá conquistar clientes que não tinham capacidade para pagamento a vista, aumentando assim as suas vendas e receita.

Efeitos sobre o custo: apesar da modalidade de pagamento adiado levar a empresa a apenas receber dinheiro no futuro os seus custos ainda serão realizados no presente. Não importa se a venda é feita a vista ou a prazo, ela ainda terá que adquirir ou produzir o produto vendido, ou arcar com os custos do serviço prestado.

O custo da dívida: ao conceder crédito a empresa terá que financiar os seus custos de alguma forma, já que não estará recebendo pelos produtos/serviços prestados. O custo dessa dívida será um fator a se considerar na decisão de conceder ou não crédito.

A probabilidade de não pagamento: ao conceder crédito naturalmente parte de suas vendas não serão recebidas. Isso não ocorreria se a empresa decidisse apenas vender a prazo.

Descontos: se a empresa oferecer descontos para pagamentos antecipados ela estará incentivando os clientes a pagarem a vista, porém, também estará reduzindo sua receita.


      Renan Ferreira

      Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.