O Que é o Valor Contábil?

O Valor Contábil é o valor dos ativos, passivos e patrimônio líquido de uma empresa encontrado na demonstração financeira conhecida como balanço patrimonial.

Este valor pode ser entendido como o custo histórico de aquisição de um ativo ou passivo, descontado de toda depreciação/amortização/exaustão acumulada, no caso dos ativos.

 

Valor Contábil - Capa

Entendendo o Valor Contábil

Quando uma empresa realiza a aquisição de um ativo, como mercadorias, máquinas ou prédios, ela é obrigada a registrar contabilmente este valor pelo seu preço de custo.

Após este valor ter sido contabilizado, posteriormente ele terá que ser reavaliado período a período de acordo com a classificação de ativo possui, podendo este ser: ativo tangível, intangível ou biológico.

Um ativo tangível,  irá sofrer depreciações ao longo do tempo, até atingir o seu valor residual. Isto acontece pois a contabilidade entende que com o passar do tempo e com o uso do ativo, ele irá perdendo valor até se tornar inutilizável. Neste ponto ele terá que ser reposto.

A depreciação é o artifício utilizado para contabilizar esta perda de valor.

Em uma situação onde o ativo é intangível, ao invés da depreciação, ocorrerá a amortização. Este é um processo que ocorre de forma similar a depreciação, porém é utilizado em ativos intangíveis como os direitos ou patentes que a empresa possui.

Já em caso de ativos biológicos como recursos florestais e minerais ocorrerá a exaustão. Neste caso entende-se que com a exploração ambiental destes ativos os mesmos também irão perder valor ao longo do tempo.

Após contabilizada a devida desvalorização acumulada, seja através da depreciação, amortização ou exaustão (dependendo do tipo de ativo que estivermos lidando) ao preço de custo histórico do ativo, teremos então o valor contábil da empresa.

Vale notar que esta depreciação é contabilizada no passivo através do resultado do período da empresa na forma de uma despesa.

Balanço Patrimonial

 

Balanço Patrimonial - Foto

Esta é a demonstração financeira onde será exibido os valores contábeis da situação patrimonial da empresa em certa data.

Este relatório mostra todos os ativos que uma empresa possui, sendo estes exibidos no lado direito da demonstração.

No lado esquerdo do balanço patrimonial é mostrado como estes ativos foram financiados. Caso eles tenham sido financiados com capital de terceiros esse financiamento será caracterizado como passivo.

Caso ele tenha sido financiado com capital próprio ele será caracterizado como patrimônio líquido.

Os dois lados do balanço patrimonial sempre terá que possuir um valor equivalente, onde, os ativos totais terão que somar o valor do passivo total + patrimônio líquido.

Valor Contábil vs Valor de Mercado

É necessário ter em mente que o valor contábil que uma empresa possui registrado em seu balanço e o seu valor de mercado podem representar valores muito distintos.

O valor contábil de uma empresa serve como uma aproximação de todo o valor que uma empresa iria receber caso desejasse vender todos os ativos que possui contabilizado.

Já o valor de mercado é aquele pelo qual os investidores estão dispostos a efetivamente pagar por estes ativos com base em uma expectativa futura dos seus resultados da empresa.

Uma empresa que possui um valor contábil pequeno pode ser vendida no mercado por um valor muito maior, caso os investidores estejam otimistas com ela.

Isto significa que um prêmio estaria sendo pago, já que o valor seria maior do que o valor residual de venda de todos os ativos que a empresa possui

O contrário também pode acontecer. Existem casos em que empresas poderiam ser compradas na bolsa por valores menores do que o seu próprio valor contábil.

Este cenário indica que os investidores estão realmente pessimistas em relação ao resultado futuro da empresa. Neste caso o valor de mercado é menor que o valor contábil.

Categorias: Contabilidade

Renan Ferreira

Graduado em Engenharia de Produção, possui o certificado CPA-20 e anos de experiência com investimentos no mercado financeiro. Trabalha há 2 anos no Banco IBM e é fundador da Sociedade do Investidor.